Rádio Santiago: 69 anos de uma belíssima trajetória

Desde 31 de julho de 1951, a emissora da comunidade vem testemunhando e acompanhando as transformações e o desenvolvimento de nosso município.

31 de Julho de 2020 às 00:55
Rádio Santiago: 69 anos de uma belíssima trajetória
Foto: Ieda Beltrão

Nesta sexta-feira, 31 de julho, uma velha e querida amiga da comunidade santiaguense e da região completa mais um ano de uma belíssima trajetória. Estamos nos referindo à Rádio Santiago, a mais tradicional emissora da cidade, que nesta data celebra 69 anos de sua fundação. Desde aquele longínquo 31 de julho de 1951, a "emissora da comunidade" vem testemunhando e acompanhando pari passu as transformações e o desenvolvimento de nosso município.

Quando do surgimento da Rádio Santiago, havia quase três décadas que a história do rádio gaúcho começou a ser escrita. Embora o rádio tenha iniciado a sua trajetória pelo interior do Estado desde 1925, ou seja, apenas um ano após a sua estreia oficial no Rio Grande do Sul, as emissoras de rádios existentes restringiam-se à poucas cidades. Até o início da década de 50, a Portaria nº 269 do Ministério da Viação e Obras Públicas limitava, por meio do artigo 59, a apenas uma concessão a quantidade de estações em municípios do interior do país. No transcorrer dessa mesma década, tal resolução foi revogada e, com isso, houve a diminuição dos entraves legais. A disseminação da energia elétrica no Rio Grande do Sul foi outro fator que levou o rádio a desenvolver-se. Diante disso, foram surgindo mais e mais emissoras de rádio pelo interior do Estado, porém ainda foi preciso percorrer um longo caminho para que o rádio se consolidasse além dos limites da capital.

Através de publicação no Diário Oficial da União, efetuada em 6 de abril de 1951, a Rádio Santiago foi criada pelo Ministério da Viação e Obras Públicas, com o propósito educativo e recreativo. A inauguração oficial ocorreu no dia 31 de julho de 1951, tendo então a Rádio Santiago seu canal concedido na frequência de 1.590 KHZ. Mais tarde, por concessão do órgão competente, a requerimento da direção, passou a funcionar em 1.540 KHZ. O primeiro transmissor utilizado foi da marca Cacique tipo 5445 com a potência de 100 watts. Jaime Pinto foi o fundador da emissora.

No início, a Rádio Santiago ficava na primeira quadra do calçadão, no local onde se localiza a Farmácia Panvel. Depois passou por mais dois endereços até chegar ao prédio atual.

Em 28 de abril de 1989, pela portaria 0168, a Rádio Santiago teve aprovado projeto de alteração de sua frequência para 1230 KHZ, com a maior torre na região centro-oeste do Estado em sua frequência, com 100 metros de altura. No ano 2000, expandiu o seu alcance, com o aumento de sua potência para 4 quilowatts, autorizado através de uma Portaria do Ministério das Comunicações.

Com o advento da Internet e a possibilidade de expansão de seu alcance através da World Wide Web, desde 2006 a Rádio Santiago aderiu à era digital, podendo ser acessada em qualquer recanto do planeta através de seu site próprio.

Com a assinatura do Decreto 8.139/13, as rádios AM passaram a ter a opção de migrarem para operar na faixa FM. Assim sendo, no ano de 2018, a Rádio Santiago abandonou a faixa de Amplitude Modulada (AM) e migrou para a faixa de Frequência Modulada (FM), o que proporcionou uma melhoria na qualidade de som.

Ao longo de sua história, a Rádio Santiago seguiu numa constante evolução, investindo em melhorias tecnológicas, na modernização de suas instalações e procurando estar sempre a par das novas tendências e inovações, mas sem jamais perder a sua essência, que é o de preservar os fortes laços estabelecidos com a comunidade local. Dinâmica e moderna, é bem verdade, mas tão tradicional como embalagem de Maizena, como diria o comunicador da emissora, Marco Antônio Nunes.

A Rádio Santiago, do alto de seus 69 anos, consegue cativar diversos públicos, desde o mais jovem até o mais velho, das mais variadas classes sociais, sejam eles moradores do campo ou da cidade. Isso se dá graças a sua agilidade de veicular um acontecimento, a facilidade que proporciona de dar voz ao ouvinte, de poder ter a atenção desejada mesmo enquanto realizamos outras atividades. A mescla na medida certa da programação musical com o formato talk and news torna a emissora uma companheira perfeita para todas as horas, servindo de referência para muitos ouvintes. Procurar saber informações sobre a hora, tempo e temperatura ao ligar o radinho de manhã cedo, ficar informado com as notícias de Santiago e região no Olho Vivo, ouvir a mensagem do dia na voz de Paulo Pinheiro na abertura do Santiago Atualidades, anotar as dicas ou alguma receita culinária sugeridas pela Ieda Beltrão, ficar atento aos avisos veículados no Jornal Falado, rir dos causos e da coisas engraçadas que o Marco Antônio Nunes e o Luiz Fernando Rocha falam nos seus programas, escutar o bom e velho futebol através da Rede Gaúcha Sat... Ah, são tantas coisas que nos acostumamos de tanto ouvir na Rádio Santiago que, de forma inconsciente e automática, tornam-se rotineiras e habituais nas nossas vidas.

Para aqueles que previam o fim do rádio pelo fato dele ser considerado obsoleto frente ao avanço das novas tecnologias, a Rádio Santiago é um belo exemplo de que tal meio de comunicação continua insubstituível. E por que disso? Segundo Roger Fidler, jornalista e pesquisador de origem tcheca, autor do livro intitulado "Midiamorfose", uma vez criado, um meio de comunicação não morre. Ele se transforma.

Parabéns Rádio Santiago pelos seus 69 anos... O Santiagonews parabeniza a direção e a toda equipe que compõe a emissora, fazendo votos que esse instrumento de comunicação tão valoroso e importante para Santiago e região continue sendo uma referência e um norteador a todos aqueles que acompanham sua programação. Que a Rádio Santiago siga se reinventando e evoluindo por tantos outros anos, sempre acompanhando o desenvolvimento de nosso município.

Equipe da Rádio Santiago:
Direção: Ieda Severo Pinto, Clara Eda Ramos e Cristiane Severo.
Radialistas: Paulo Pinheiro, Luiz Fernando Rocha, Marco Antônio Nunes, Juliano Nascimento, Sergio Ramos, Marcelo Peronio Ramos, Jorge Augusto Gonçalves.
Jornalistas: Jones Diniz e Ieda Beltrão.
Recepção: Daiele Flores.

Fontes: Rádio Santiago/Prefeitura de Santiago/Jornal A Folha/Rádio no RS.

Por Marcos Contreira.