Saúde de Santiago é manchete na TV
05 de Agosto de 2022 às 09:07
Saúde de Santiago é manchete na TV
A área da Saúde de Santiago esteve em evidência nessa semana, por conta de uma reportagem veiculada no Jornal do Almoço, enfocando os ótimos índices de vacinação contra a Covid-19 em nosso município.

Todos nós devemos nos espelhar na lei, nos direitos e deveres; eu apego-me muito a esse quesito e, como percebem, seguidamente elenco aqui o fulcro de certos artigos, e no caso em tela, nesta coluna, destaco o que assevera o artigo 196 da Constituição do Brasil, de 1988: “A saúde é um direito de todos e dever do Estado”. Pois bem, devemos aplaudir àqueles que carregam essa cartilha nas mãos e a cumprem entusiasticamente.

Refiro-me aqui, com o belo e extraordinário trabalho que vem apresentando a Secretaria de Saúde de Santiago, onde o seu líder e equipe, Dr. Éldrio Machado, parece que faz plantão 24 horas, a fim de vigiar e zelas pela saúde do povo santiaguense. Os bons atos, os bons gestos merecem reconhecimento. Senão vejamos, a RBS TV, em seu horário nobre de telejornais, destacou os indicadores positivos da vacinação contra a Covid em Santiago, onde a vacinação das nossas crianças na faixa etária, entre 5 e 11 anos de idade, com a D1, já estão no pico de 85%. Não subestimo, com certeza, o trabalho das demais secretarias da gestão do nobre Prefeito Tiago Gorski, pois, cada uma tem um norte a ser seguido. Para caminharmos com tranquilidade, o primeiro predicado é a saúde; esta está tendo uma atenção toda especial. Parabéns meu amigo Éldrio Machado, que aliás, nos proporcionou em sua residência, um jantar dos deuses quando estivemos rapidamente em Santiago revendo familiares e amigos.

Estamos adentrando o período de eleições, mas quero eleger aqui, um assunto que certamente vai interessar a tantos. Faz bem pouco que entrou em vigor a autorização para mudança de nome. Sim, muitos têm nomes que os desagradam, uma vez que tem pessoas que são registradas até com nome de remédios. Bom, aí fica difícil. Recebi e menciono com prazer, a indicação do professora Rosalina Bairro Kohler, proprietária da Pousada Rosalina em Manoel Viana, para externar também na coluna @serra gaúcha essa questão que agora abre a facilidade da troca de nome, ou seja, o pré nome. Agora, basta ir ao cartório onde foi feito o registro, levando alguns documentos, como certidão de nascimento, casamento, quer dizer, toda documentação que seja relativa a sua naturalidade, sua condição de cidadão. No cartório houve essa desburocratização, uma desjudicialização, pois o cartório “age” com celeridade e eficiência. Convém salientar que a mudança de nome vai implicar em todas as documentações com o ente público, em todas as relações com o nacional e até internacional se for o caso.

Em tempo: age, é uma ação; enquanto que a palavra aje, refere-se a Estúpido, um adjetivo muito empregado no regionalismo mineiro uai.

Pais queridos, Deus continue lhes dando forças e muita luz para continuar com garra na jornada da vida. Parabéns a todos os pais. Feliz DIA DOS PAIS!

Direto da Serra gaúcha, exclusivo para o Santiagonews, Oliveira Junior.