Expectativa de frio e Pouca chuva
14 de Maio de 2022 às 15:08
Expectativa de frio e Pouca chuva
Quanto a previsão de frio pra semana que vem, ainda não mostra que aqui, baixe dos três graus, tudo dentro do normal.

As cidades mais frias no estado hoje:

São Jose dos Ausentes 4,9 graus e Cambará do Sul com 6,3 graus.

São Vicente do Sul 12,4; Santa Maria 12,5. Jaguari 12,9 ; Itaqui 13,4 e São Borja 14,8 graus.

Santiago, entre às 02 e 04 h, marcou mínima de 11,9 graus, máxima de tarde na região de 22 graus.

Segue imagem do satélite (goes 16), mostrando entrada de mais instabilidade em direção ao Noroeste e Norte gaúcho. Aqui faz mais de uma semana que o Irga mostra , se chover não mais que 5 mm .

Pra tarde tendência de acirrar a nebulosidade, com pancadas de chuva localizada, coisa pouca diz o Irga.

Domingo mais Sol que nuvens e segunda-feira inverte, mais Sol que nuvens.

Terça-feira (17) instabilidade variável, mostrando, o mesmo cenário que hoje, ou seja umidade do ar mais alta, com expectativa de chuva em todo o estado não passando dos 3 a 5 mm.

Quanto a previsão de frio pra semana que vem, ainda não mostra que aqui, baixe dos três graus, tudo dentro do normal.

Para a nossa região, os dias mais frios estão oscilando, com mínimas entre 3 a 6 graus, e de tarde máximas entre 9, 12 a 15 graus. Conforme as características geográficas das regiões, as primeiras geadas do ano, e neve nos lugares mais altos, poderão ser observadas.

A tarde mais fria, por ora, será na terça-feira quando marca entre 9 a 12 graus, como o dia será de tempo encoberto, sensação térmica de mais frio, será pior

Enquanto por aqui, na semana que vem, não mostra mínimas abaixo dos três graus, na região norte e nordeste gaúcho sim. Por lá, as noites e tardes serão geladas, tanto que, nas tardes temperaturas entre 6 as 12 graus serão observadas.

Segundo dados do Irga, esta “onda onde de frio”, só sairá “do estado”, só a partir do dia 25, porém, mesmo assim, temperaturas baixas entre menos que 3, e até seis graus, ainda serão observadas no estado.

Os seja: Onda de frio, é quando a temperatura por dias seguidos, marca os mesmos valores de referência. Sendo esta então, a primeira onda de frio do ano, das várias que virão.

Sobre a chuva:

Hoje faz 11 dias que não chove em Santiago. Por enquanto, só as chuvas dos dias 2 e 3 quando aqui, ficou na casa dos 60 mm. Até o dia 28, nenhum cenário coloca chuva expressiva para nossa região.

Santiago, é uma região, onde os índices de chuva ao mês, são altos, Maio em comparação com os outros 11 meses, no geral, ele é o 11º em chuva, portanto mesmo que no ano passado chovesse aqui 190 mm, Maio não é considerado chuvoso. Os meses que menos chove em Santiago é Maio e o Junho, já os mais chuvosos são o Janeiro, e o Dezembro.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia- Inmet- Instituto Rio-grandense do Arroz- Irga.

Por Cassal Brum.