Calorão só diminuirá após dia 26
21 de Janeiro de 2022 às 11:34
Calorão só diminuirá após dia 26
Na imagem, a previsão de chuva do Irga para o domingo. Não se descarta hoje e amanhã alguma chuva eventual. Estaremos acompanhando.

Atualização da previsão do tempo
Sexta-feira, 21/01/2022:

Ontem, com temperaturas em algumas cidades entre 39 a 42 graus, foi mais um dia escaldante.

Uruguaiana novamente foi a cidade mais quente do estado e do país, e Santiago além da terceira cidade mais quente do estado, teve com novo recorde, o segundo deste mês.

Até então, a maior temperatura em 12 anos era de 38,2 graus, mas neste mês literalmente extrapolou, fazendo acontecer dois recordes de altas temperaturas em poucos dias.

O primeiro foi no dia 14, com 39,9 graus e ontem, entre às 15 e 16h, marcou 40,9 graus. Algo sem precedentes por aqui.

Uruguaiana ontem 42,1 °C; São Luiz Gonzaga 41,1; Santiago 40,9; Alegrete 40.8; Quaraí 40, 6 °C.

Segundo o Irga, este calorão vai até a segunda-feira (27), recuando por causa das chuvas que acontecerão.

Um alento é que fevereiro não vai ser tão quente quanto este janeiro. E provavelmente temperaturas que nem estas nunca mais serão observadas por aqui.
---------------

A chuva:

Ontem de noite (20) a chuva foi ótima. Começou após às 21h, e passou da meia-noite.

Foram quase quatro horas de chuva, gerando em alguns pluviômetros particulares até 55mm.

Chuva boa que nem a de ontem (20) só aconteceu aqui no dia 28 de setembro de 2021, quando choveu na estação do Inmet 34mm, mas em pluviômetros particulares, choveu lá em setembro entre 40 a 50mm.

A média aqui em Santiago ontem ficou entre 36 a 40mm.

A chuva de ontem não foi geral, foi bem localizada.

Ontem não choveu em Santa Maria, não choveu em São Vicente do Sul, não choveu em Jaguari, mas choveu 26mm em Tupanciretã. Inclusive, de acordo com as estações do Inmet, embora muitas áreas de chuva estivessem acontecendo no estado, foram poucas as estações onde marcou chuva, sendo a nossa região a única com chuva em boa quantidade.

Sendo assim, apesar de toda estiagem, choveu em Santiago por enquanto nos dias: 02; 04 e 17 na segunda-feira, totalizando com a chuva que começou ontem, uma média no mês 60mm por enquanto neste mês .

Por enquanto, porque tem mais chuva prevista entre a próxima semana e o fim do mês:

Prognósticos do Inmet preveem uma sequência de chuvas em algumas regiões do estado entre os dias 23 a 28; já o Irga, coloca chuva boa por aqui até nos dias 30, 31 e 1º de fevereiro.
---------------

Então:

Segundo o Irga, o calorão segue com temperaturas na região oeste e noroeste entre 39 e na casa dos 40 graus, isso vai até o dia 26, quarta-feira que vem, após diminui.

Chuva:

Atenção: Prognósticos do Inmet, mesmo que abra sol, colocam uma sequência de dias de chuva já a partir deste domingo (23) até o fim deste mês, e começo do fevereiro. Embora toda estiagem, neste mês choveu em Santiago cerca de 60mm. Como tem mais instabilidades previstas na próxima semana com bons índices, as projeções “se não mudarem”, é de que passe dos 100mm de chuvas por aqui até o fim deste mês.

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum