Calorão seguirá dominando no mínimo até o próximo domingo
10 de Janeiro de 2022 às 13:01
Calorão seguirá dominando no mínimo até o próximo domingo
Na imagem do Irga, o calor da quarta-feira(12) perto dos 40 ºC, em em algumas cidades pode passar. Este aquecimento vai até domingo.

Atualização da previsão do tempo
Segunda-feira, 10/012022:

Ontem, a temperatura chegou nos 35,6 °C; hoje novamente neste patamar na região entre 35 a 36 graus.

Atenção: Entre a quarta-feira e o domingo, as máximas em algumas regiões do estado estarão beirando ou até passando alguns centígrados dos 40 graus, com sensação de amplitude térmica maior ainda por causa do ar mais seco. Até lá, tudo dentro da normalidade.

Lembrando que alta temperatura nunca é bom, às vezes, quando chove, é sinônimo de temporais.

---------------

E falando em chuva...

Hoje completam 46 dias que em Santiago não tem chuva superior aos 15mm na estação do Inmet. A última chuva superior a isso foi no dia 25 de novembro, quando choveu 22mm.

Choveu em Santiago neste mês, nos dias 02 e 04.

Na Estação Meteorológica do Inmet, estes dois dias juntos deram 12mm.

Enquanto na nossa estação meteorológica choveu estes 12mm, como choveu em outras Estações Meteorológicas neste mês:

Bossoroca 56mm; Jaguari 35mm;São Vicente do Sul 30mm; Maçambará 28mm; Santa Maria 21mm; Tupanciretã 4mm. Em São Borja passou um foco de chuva no sábado de noite (08)mas não mais que 5mm. Na cidade chuva boa ainda não aconteceu por lá.

Nos últimos 90 dias, embora outubro ter chovido mais, novembro e dezembro foram poucas, totalizando uma média de chuva por aqui em 90 dias de 58mm ao mês, o que é considerada pouca.

Previsão de chuva:

O Instituto Rio-grandense do Arroz- IRGA- mantém chuvas no estado após a segunda quinzena, serão oito dias de tempo instável, sujeito a chuvas entre os dias 17 a 24. Com boas perspectivas de atingir nossa região nestes dias.

-------------

Então:

O calor vai seguir dominando o Rio Grande do Sul no mínimo até domingo que vem, com temperaturas superando fácil os 34 graus; prevê esquentar mais entre a quarta-feira e o domingo (16).

Expectativa de chuvas espalhadas pelo estado por oito dias -17 a 24-, para a nossa região destes oito dias, prevê chover seis - 17, 18, 19 , 22, 23 e 24; como é cedo até lá pode sofrer alterações, e se der tudo certo, os índices juntos aqui passarão dos 40mm nestes seis dias.

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/ Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum