A partir da metade da semana que vem, teremos vários dias de calor extremo
07 de Janeiro de 2022 às 11:33
A partir da metade da semana que vem, teremos vários dias de calor extremo
Na imagem do Irga, chove dia 16, atingindo o estado de forma homogênea.

Atualização da previsão do tempo
Sexta-feira, 07/01/2022:

As temperaturas:

Com exceção do domingo, quando marcou 35 graus, o restante deste semana foi de temperatura amena. Ontem, a máxima chegou nos 30 graus.

Hoje amanheceu nos 15, 3 °C, vento oeste e não será tão diferente de ontem, prevendo pra região hoje até 32.

Sábado e domingo não esquenta tanto, mas a partir da segunda-feira tem expectativa de temperatura alta, marcando por vários dias acima dos 32 graus, com sensação de amplitude térmica bem maior por causa do ar mais seco.

Atenção redobrada entre a quarta-feira (12) e domingo (16) com máximas na região oeste e central perto dos 40 graus.

---------------

A chuva:

No geral, 1 em cada 4 municípios gaúchos está em situação de emergência por causa da estiagem.

Os índices de chuva nos últimos 90 dias (outubro, novembro e dezembro) tiveram uma média de 58mm ao mês, o que para época é considerada baixa, já que nunca tinha chovido aqui tão pouco no novembro e dezembro. Só que os prognósticos mostram que o tempo seco continua. Chuva para juntar boa quantidade de água segue difícil .

Conforme o Irga, a segunda quinzena do janeiro será mais chuvosa, sendo que seus mapas mostram uma sequência de vários dias de tempo instável, mas isso somente entre os dias 16 a 21, porém com índices ainda não tão altos .
--------------
Resumo:

Além de não ter previsão pelos próximos dias, só na segunda quinzena, o calor é o que vai predominar, com previsão de forte aquecimento do meio da semana que vem em diante. Serão vários dias com calor extremo, principalmente nas regiões oeste e central.

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum