Calorão prossegue e com baixa umidade do ar
30 de Dezembro de 2021 às 09:23
Calorão prossegue e com baixa umidade do ar
Na imagem do Irga, a temperatura pra hoje. Mais uma vez superando 34 graus.

Atualização da previsão do tempo
Quinta-feira, 30/12/2021:

Neste mês, em 23 dias, o calor nas tardes superaram os 30 graus.

Ontem marcou 37,4 graus, a segunda temperatura mais alta deste mês e do ano, e hoje não será diferente, novamente as temperaturas irão chegar perto dos 40 graus.

Enquanto o calorão segue com temperaturas numa sequência de dias acima dos 34 graus, a chuva segue escassa.

Hoje, predomínio de sol em grande parte do estado, tem previsão de alguma chuva ocasional no oeste, noroeste e norte.

O Inmet mostra alguma chuva na nossa região, mas marca até 3mm.Não chove amanhã, nem no dia 1º de janeiro.

Torcendo para que não mude, a previsão mostra chuva na região nos dias 02, 03, 04 e 05 de janeiro (domingo, segunda, terça e quarta-feira).

No domingo, terá chuva de noite, na segunda, entre madrugada e manhã e de noite. Na terça-feira, feriado, na tarde e noite, e na quarta-feira, chuva mais abrangente principalmente de tarde, mas todas em forma de pancadas localizadas, ocasionais.

O que se observa é que com esta sequência de chuvas em forma de pancadas previstas na primeira semana de janeiro para o estado, se chegar ou passar dos 20mm, já será uma grande coisa.

Lembrando que os prognósticos tem mudado, e como o cenário com o fenômeno La Niña está se agravando dia após dia, até estas pancadas de chuva previstas podem sofrer alterações.

Este ano, conforme dados da estação do Inmet Santiago, dados do EmbrapaAgritempo choveu 22% menos que 2020. Isso da 388mm menos chuva que o ano passado. No geral, isso significa quatro meses a menos de chuva que no ano passado.

Resumo:

  • O calorão segue.
  • Atenção para a abaixa umidade do ar, pode causar mal súbito, algumas pessoas desmaiam na rua, isso ocorre após a exposição por muito tempo no sol ou local pouco arejado. O mal súbito leva o corpo a uma perda excessiva de água e sal. É mais comum em pessoas que não estão acostumadas a estas condições, e em idosos.
  • Chuva: Em forma de pancadas na primeira semana do mês. Mas os índices seguem baixos.


Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/ Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.