Deveremos ter chuva na quarta-feira, com acumulados entre 20mm
15 de Novembro de 2021 às 09:12
Deveremos ter chuva na quarta-feira, com acumulados entre 20mm
Hoje faz 23 dias que não temos chuva com bons volumes na nossa cidade, a última foi dia 20 de outubro.

 Ontem choveu na Argentina a nebulosidade aumentou e veio pra cá, e nosso estado foi tomado por nuvens, choveu em poucas cidades.
Choveu em Uruguaiana; Alegrete; São Vicente do Sul e Jaguari. Mas em cada cidade menos que 5mm.

Hoje faz 23 dias que não tem chuva com bons volumes na nossa cidade, a última foi dia 20 de outubro.

Neste ano já aconteceu -de ficar muitos dias sem chuva boa-. Foi entre junho e agosto- quando entre 27 de junho a 24 de agosto ficou 59 dias sem chover bem.

Somando estes 23 dias com os 59, dá 82 dias neste ano que ficou sem chover bem por mais tempo.
Isso mostra que este ano está chovendo cerca de 200mm a menos que o ano passado.

De 2009 pra cá o tempo que mais ficou sem chover bem, foi em 2010, entre maio a julho ficou 70 dias sem chuva boa.

É comum todo ano acontece.
No ano passado entre fevereiro a março ficou 28 dias sem chuva boa, mas não duas vezes que nem agora, quando entre junho até agosto, e agora entre outubro e este 15 de novembro.

Mas vai chover e vem amanhã de dia, inclusive o Inmet, tem perspectiva de chuva também na quarta-feira.

Se vier mais de 20mm será bom.

Torcendo que chova na quarta-feira de madrugada, o tempo seco fica entre a quinta e o domingo(21) mas o bom, é que já tem chuva prevista pra semana que vem entre os dias 22, 23 ou 24 . Em alguns destes dias o Irga marca boa probabilidade de chover novamente. É cedo pode mudar, vamos esperar.

As temperaturas:

Desde que começou este mês, de tarde sempre marcou acima dos 26 graus. Antes de ontem- sábado- chegou nos 34 graus.

Hoje a madrugada se manteve nos 18 graus, a tarde será quente de novo, marcando na região temperaturas superando os 30 graus.

Entre amanhã e a sexta-feira por causa da instabilidade- frente fria- que virá amanhã e na quarta-feira- as temperaturas irão diminuir, as máximas não passarão dos 26 graus mas o aquecimento retorna no próximo fim de semana, quando as temperaturas estarão perto ou passando dos 30 graus.

Novembro do ano passado choveu mais de 100mm por aqui, e as chuvas começaram do dia 16 pra frente, mas neste novembro está bem difícil de chover a mesma quantidade do ano passado, mas se até o fim deste mês chover a metade uns 50mm, já é alguma coisa.

Desde 2009 pra cá sempre choveu aqui nos novembros acima dos 90mm, se chover menos neste mês será a primeira vez em 12 anos.

Resumo: Hoje calor de tarde acima dos 30 °C, as temperaturas irão cair um pouco, no próximo fim de semana aquece novamente, e vamos ser otimistas, a chuva da terça-feira e da quarta, serão boas, e juntas cairá aqui mais de 20mm.

** Na imagem a chuva de amanhã (16), se confirmada o que prevê, a quantidade será boa, o Inmet marca chuva na quarta-feira.

** Fontes: Inmet/ Irga/Climatempo

Por Cassal Brum