CoronaVac: Ministério da Saúde recebe 800 mil novas doses
11 de Junho de 2021 às 11:02
CoronaVac: Ministério da Saúde recebe 800 mil novas doses
Última entrega de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde havia ocorrido em 14 de maio.

Após quase um mês, o Instituto Butantan retomou a entrega de imunizantes ao Programa Nacional de Imunização e entregou nesta sexta-feira, 11 de junho, 800 mil doses da CoronaVac. Com a nova remessa, o instituto totaliza 48 milhões de vacinas contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde.

O governador de São Paulo, João Doria, acompanhou na manhã de hoje a entrega de mais 800 mil doses da vacina do Butantan contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), que integram um novo lote de mais 5 milhões a serem liberadas ao longo deste mês.

"O Instituto Butantan entrega mais 800 mil doses para o Programa Nacional de Imunização e com a entrega de hoje chegamos a 48 milhões de doses da vacina do Butantan. Até o final de setembro cumpriremos o nosso projeto de entrega de 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde", afirmou Doria.

Paralisada desde o dia 14 de maio, a produção da vacina CoronaVac foi retomada no último dia 27 de maio após o recebimento de 3 mil litros de insumos, que chegaram a São Paulo no dia 25 de maio. Com essa quantidade de insumo farmacêutico ativo (IFA) será possível fabricar 5 milhões de doses da vacina. O envase da matéria-prima terminou na madrugada do dia 30/05. Segundo o instituto, parte das doses envasadas está em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade.

Até agora, o Butantan já entregou 47,2 milhões de doses ao PNI, cumprindo o primeiro contrato estabelecido com o Ministério da Saúde para entrega de 46 milhões de doses. Agora, o Instituto Butantan trabalha para entregar outras 54 milhões de doses referentes a um segundo contrato firmado com o governo federal, totalizando 100 milhões de doses.

Até o final de setembro, o Butantan espera inaugurar uma nova fábrica da vacina, que vai permitir a produção das doses da CoronaVac sem necessidade de importação da matéria-prima da China. O local terá capacidade de produção de 100 milhões de doses por ano.

Doses em atraso

Conforme dados atualizados na quinta-feira (10), o Rio Grande do Sul tem 259.766 segundas doses em atraso, não aplicadas e/ou não registradas. Do total, 205.386 são da CoronaVac.

Conforme o Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas aos Estados será feita "nos próximos dias".


*Com informações da agência EBC / Correio do Povo / GZH