Efemérides
04 de Junho de 2021 às 08:49
Efemérides
Uma efeméride é a celebração de um acontecimento ou de uma data importante. Nolfeu Barbosa, em sua coluna de hoje, enfoca a passagem do Dia de Corpus Christi e também do Dia Mundial do Leite.

Dia de Corpus Christi

Ontem foi dia de Corpus Christi. Essa é uma comemoração que faz parte do calendário das Igrejas Católica Ortodoxa, Católica Apostólica Romana e Anglicana, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre numa quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o Meu corpo... isto é o Meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. A Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-feira Santa e, devido a isso, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Em muitas cidades, portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, costume este iniciado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Esta festividade de longa data se constitui numa tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Dia Mundial do Leite

No dia 1° de junho foi comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada em 2001, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha de 1º de junho se deu porque já era o dia em que diversos países, a maioria da União Europeia, comemoravam o Dia Nacional do Leite. É também no velho continente onde ocorre a maior parte das celebrações, voltadas em grande parte ao incentivo do consumo de leite pelas crianças.

No Brasil, a data ganha cada vez mais força diante da importância do leite para a economia do país. O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. O rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas da Índia. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas, bezerras e touros.

O homem é o único mamífero que ingere leite em sua idade adulta. Os demais mamíferos só o ingerem na fase de amamentação. Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, é recomendado consumir três porções de lácteos por dia. O ideal é ingerir um copo de 200 ml de leite, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte por dia. Sigamos, pois, esses preceitos, para manter uma dieta que é bastante saudável e muito saborosa.


Por Nolfeu Barbosa