Notícias: Geral

Curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) teve aula inaugural nesta quinta-feira

Na ocasião, foram apresentadas as tratativas do curso e sua importância na demanda da nossa comunidade. Curso terá início em 18 de novembro.

12 de Novembro de 2021 às 16:45
Aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.
Aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca 10 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva, ou seja, o equivalente a 5% da população do país.

A Língua Brasileira de Sinais - Libras - é uma forma de linguagem criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio. O aprendizado dessa língua é importante para além do âmbito educacional e profissional, pois, é uma forma de promover a inclusão e auxiliar na quebra das barreiras comunicacionais.

E seguindo no enfoque deste assunto, ocorreu ontem (quinta-feira, 11 de novembro), na sede do curso Ideal, a aula inaugural do curso sobre Libras, onde foram apresentadas as tratativas do curso e sua importância na demanda da comunidade.

Na ocasião, foi abordada a importância da Língua Brasileira de Sinais - Libras-, usada pela maioria dos surdos e que os ouvintes podem e devem aprender. Também foi tratado sobre as leis de inclusão, no que se refere às obrigações das universidades, mercado de trabalho, saúde, meios públicos e comércio em geral; leis essas que podem e devem ser usadas pela chamada comunidade surda e os meios que estas podem ser acessadas.

Os participantes da aula inaugural tiveram contato com o professor surdo William da Mota Brum, professor das aulas em Libras formado em Educação Física, professor titular de Libras na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em São Borja, com a Educadora Especial e Intérprete de Libras Luciane Muller, além da mediadora Brendha Bravo e alunos surdos. Também se fizeram presentes nesta aula inaugural, o Diretor da Guarda Municipal de Santiago, Nilton João Limana Júnior e a agente administrativa Rosane Gubert.

O curso acontecerá sempre todas as quintas-feiras, com início em 18 de novembro, às 18h15min, e com encerramento em 16 de dezembro.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais Notícias: Geral