
Os gaúchos que enfrentaram o frio intenso nas primeiras semanas de junho agora terão que lidar com uma mudança drástica no clima. A semana que se inicia trará temperaturas mais amenas, mas com um alto volume de chuvas e o risco de temporais em várias regiões do Estado.
A mudança no tempo deve começar já nesta segunda-feira (16/06), quando a previsão indica pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento, raios e até possibilidade de granizo nas regiões das Missões Central, Sudeste, leste da Campanha e Costa Doce. As chuvas mais intensas devem ocorrer entre a Fronteira Oeste e a Campanha.
De acordo com a Climatempo, a instabilidade no tempo será causada por uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, associada a um "cavado meteorológico", que é uma corrente de vento capaz de formar nuvens de tempestade. Com o passar das horas, as chuvas devem se espalhar para outras áreas no Norte do Rio Grande do Sul, embora sem grandes volumes. As temperaturas seguirão amenas em todo o Estado.
Na Região Carbonífera, a previsão indica sol com aumento de nuvens durante o dia. À noite chove forte, com trovoadas. Os termômetros variam entre 8°C e 19°C.
Na Região Metropolitana, a semana começará com céu limpo e predomínio de sol, com temperaturas variando entre 13ºC e 18ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Na Serra, a previsão é de aumento da nebulosidade, com risco de chuvas mais intensas à noite. Em Gramado, os termômetros devem variar entre 7ºC e 20ºC.
Já na terça-feira (17/06), a área de baixa pressão deve se intensificar, mantendo a instabilidade no tempo. Ao longo do dia, há risco de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas elétricas e granizo, especialmente entre as regiões das Missões e Oeste do Estado. As temperaturas continuarão amenas.
Na Região Carbonífera, a previsão para terça-feira é de tempo nublado com chuva durante o dia e à noite. À tarde ocorre temporal. As temperaturas variam entre 15°C e 21°C.
Na Serra, a instabilidade começará já pela manhã, com aumento da nebulosidade. A previsão é de chuvas moderadas ou fortes até o início da tarde, acompanhadas de raios e vento. A chuva deve aumentar de intensidade entre o final da tarde e o começo da noite.
Nos dias seguintes, quarta-feira (18/06) e quinta-feira (19/06), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia indica que a instabilidade permanecerá sobre o Estado. Porto Alegre deve registrar chuvas isoladas e trovoadas, e o clima será semelhante em outras cidades como Uruguaiana, Santa Maria e Erechim.
Fonte: GZH