O Rio Grande do Sul deve ter um setembro dentro da normalidade quanto ao registro de chuvas. Segundo meteorologistas, a expectativa é que o Estado não tenha volumes similares aos observados em 2023, quando municípios enfrentaram de duas a cinco vezes a quantidade de chuva projetada para o mês, além de cheias nos cursos d'água.
A temperatura ficará próxima do que se espera para o período, sem novas ondas de frio relevantes, por conta da transição do inverno para a primavera.
No início de setembro, no entanto, municípios do Norte poderão registrar uma onda de calor esperada para diversos pontos do país.
A Climatempo também indica que a maioria dos municípios não terá surpresas nos registros.
— Para a faixa Oeste, Missões e Norte, a chuva fica em torno de 10 a 30 milímetros abaixo do que é normal: massas de ar quentes vão contribuir para essa irregularidade. No Leste, ainda terá passagens de frentes frias, que favorecem a chuva a ficar dentro do que é normal para setembro — comenta Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo.
Onda de calor
A Climatempo projeta que os municípios gaúchos não terão novas ondas de frio: temperaturas negativas ou próximas de 0ºC não devem ocorrer. O inverno perderá força por conta da transição para a primavera, que começa no próximo dia 22.
— Vamos ter um setembro dentro do que é comum na temperatura. O único destaque fica para o Norte, onde a atuação de massas quentes favorecem a temperatura ficar acima da média. Haverá uma onda de calor entre os dias 2 e 12 nessa faixa, com temperatura entre 1ºC e 2,5ºC acima da média. Depois do dia 12, a situação volta ao normal — analisa Guilherme Borges.
Fonte: GZH.