Coluna: Notícias do Tempo e do Clima

Chuva supera 200 mm com alagamentos, inundações e deslizamentos no RS
17 de Junho de 2024 às 10:02

O domingo foi marcado por chuva excessiva em grande número de cidades da Metade Norte do Rio Grande do Sul com marcas de 100 mm a 200 mm que trouxeram quedas de barreiras, deslizamentos de terra e inundações por transbordamento de cursos de água menores como arroios.

Uma frente o sábado ao estado gaúcho com chuva na maioria dos municípios. O sistema se tornou semi-estacionário, já que não progride pelo bloqueio atmosférico associado ao ar seco e quente no Centro do Brasil.

Além disso, a instabilidade no Rio Grande do Sul neste domingo foi reforçada por um centro de baixa pressão que avançou do Nordeste da Argentina para o território gaúcho neste domingo.

Os volumes só neste domingo ficaram entre 100 mm e 200 mm em vários pontos da Metade Norte com marcas acima de 150 mm na Serra e no Litoral Norte. Nos Campo de Cima da Serra, a precipitação passou de 200 mm em alguns pontos.

Ou seja, choveu em um dia entre 100% e 150% da média histórica do mês todo, o que caracteriza chuva excessiva no maior episódio de precipitação no estado desde a chuva extraordinária e excepcional do fim de abril e o começo de maio.

Onde mais choveu foi em faixa entre o Alto Jacuí, a região de Soledade, os vales, Norte da Grande Porto Alegre, a Serra, Aparados e localidades mais ao Norte do Litoral Norte.

Com a chuva, houve problemas em diversos municípios. Deslizamentos de terra e quedas de barreiras foram registrados na região da Serra com bloqueio da BR-116 em Caxias do Sul.

Além disso, houve o transbordamento de arroios com inundações em cidades dos vales e do Litoral Norte junto à Serra. Em Dom Pedro de Alcântara, salão de igreja desabou durante a chuva intensa.

Fonte: RD Foco.

 

Mais artigos de Notícias do Tempo e do Clima