Coluna: Notícias do Tempo e do Clima

Chuva intensa deve causar novos transtornos no RS neste domingo
16 de Junho de 2024 às 11:11
Chuva teve início neste sábado, mas os acumulados devem aumentar neste domingo | Foto: Maria Eduarda Fortes / CP Memória
Chuva teve início neste sábado, mas os acumulados devem aumentar neste domingo | Foto: Maria Eduarda Fortes / CP Memória

A chuva deve se intensificar muito neste domingo em parte do Rio Grande do Sul, especialmente do Centro para o Norte do estado, alerta a MetSul Meteorologia. o fenômeno vai trazer altos volumes de precipitação para apenas um dia em algumas localidades.

Dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam até o fim da tarde deste sábado volumes de 28 mm em Pelotas, 26 mm no Chuí, 22 mm em Canguçu, 21 mm em Caçapava do Sul e Rio Grande, 16 mm em Santiago, 14 mm em Cambará do Sul, e 13 mm em Jaguarão, Encruzilhada do Sul e Camaquã.

O que vai acontecer?
Uma frente fria que chegou ao estado neste sábado com chuva vai estar semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul ao longo do domingo com chuva.

Um canal de umidade a Leste dos Andes, que se estende da região amazônica até o Rio Grande do Sul, começou a se organizar neste sábado. Durante o domingo, o aporte de umidade aumenta com o Rio Grande do Sul entre ar mais frio ao Sul e muito quente ao Norte.

Além disso, uma área de baixa pressão sobre o Nordeste da Argentina e o Paraguai vai se deslocar em direção ao Centro e ao Oeste do Rio Grande do Sul no decorrer deste domingo.

Com isso, a tendência é de intensificação da chuva no estado com os maiores volumes ocorrendo do Centro para o Norte do território gaúcho, mas, em particular, numa faixa que se estende entre parte do Noroeste, o Centro do estado, os vales, a Grande Porto Alegre, o Sul da Serra e parte do Litoral Norte.

Este é o motivo para o alerta da MetSul de que a chuva tende a aumentar muito durante o domingo em Porto Alegre e na região metropolitana, onde os acumulados podem ser excessivamente altos para apenas 24h a 36h, de 50 mm a 100 mm em diferentes pontos, e com risco de marcas superiores (100 mm a 150 mm ou mais).

Fonte: Correio do Povo.

 

Mais artigos de Notícias do Tempo e do Clima