O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o risco de tempestade a partir das 15h desta sexta-feira (14) em parte do Rio Grande do Sul. De acordo com o aviso, válido até 23h59min de sábado (15), a chuva deve atingir municípios da região Sul, da Campanha, da Fronteira Oeste e do Centro.
Indicando perigo potencial, o alerta amarelo sinaliza a possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de rajadas de vento intensas, entre 40 km/h e 60 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O retorno da chuva ao Estado é causado pela atuação de uma área de baixa pressão, que se desloca do Paraguai em direção ao oceano, somado à existência de uma frente fria formada na Argentina. Essa baixa pressão deve avançar pelo Rio Grande do Sul ao longo do sábado, atingindo outras regiões.
Na quinta-feira (13), a Defesa Civil do RS emitiu um alerta sinalizando que, até a próxima terça-feira (18), alguns municípios podem registrar volumes superiores aos 150 milímetros de chuva. Meteorologistas sinalizam que o cenário pode ser semelhante ao que aconteceu em maio, mas com menor intensidade.
A previsão indica que o domingo (16) será o dia mais preocupante. Isso porque o sistema avança mais um pouco e a chuva deve ficar mais significativa na metade Norte. No Centro, Região Metropolitana, região dos Vales e Serra, os volumes de chuva podem variar entre 70mm e 110mm, o que é considerado muito alto.
Fonte: GZH.