Coluna: Notícias do Tempo e do Clima

Calorão segue nesta quinta; temperatura máxima deve alcançar 39ºC no RS
08 de Fevereiro de 2024 às 09:29
Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22ºC e 35ºC. Matheus Pé / Especial
Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22ºC e 35ºC. Matheus Pé / Especial

Nesta quinta-feira (8), o calorão predomina em todo o Rio Grande do Sul. As condições do tempo permanecem semelhantes aos últimos dias e a temperatura segue escalando, podendo atingir 39ºC. O tempo é firme em grande parte do Estado.

Mesmo nas áreas onde pode ocorrer chuva isolada – Região Central, Noroeste, Norte e Serra – esta será de pouca intensidade, com até 10 milímetros, o que equivale a no máximo 7% da média mensal esperada nestas áreas. No Litoral e na Campanha, há previsão para rajadas de vento de até 50 km/h.

A temperatura aumenta ainda mais no Estado. A mínima deverá ser registrada em Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na Serra: 15ºC. Já a máxima ocorre em quatro municípios gaúchos: Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte; e Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste: 39ºC. Em Porto Alegre, a variação térmica será de 22ºC a 35ºC.

Na sexta-feira (9), um aumento no transporte de umidade sobre o RS, favorece a dispersão de chuva em algumas regiões. Desta forma, estão previstas pancadas de chuva para a Fronteira Oeste, a Região Central e o Norte, durante à tarde. Nas demais áreas, incluindo a Região Metropolitana e o Litoral, o tempo segue firme. A temperatura ainda fica elevada no território gaúcho.

A mínima ocorre, novamente, em São José dos Ausentes, na serra gaúcha: 16ºC. Já a máxima está prevista para Vicente Dutra e Novo Tiradentes, no Norte: 39ºC. A temperatura máxima também poderá ser registrada em cidades da Fronteira Oeste, do Noroeste e do Vale do Caí. Na Capital, a amplitude térmica será de 22ºC a 36ºC.

Fonte: GZH.

 

Mais artigos de Notícias do Tempo e do Clima