Coluna: Notícias do Tempo e do Clima

Inmet alerta para temporais a partir desta terça com chuva intensa, granizo e vento
16 de Janeiro de 2024 às 10:10
Rajadas acima de 90 km/h podem ser registradas
Rajadas acima de 90 km/h podem ser registradas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou alerta de que, entre esta terça-feira (16) e a quarta-feira (17), áreas de instabilidade irão se deslocar sobre todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Com isso, estão previstos episódios de chuva intensa, temporais com raios, queda de granizo e rajadas de vento acima de 90 km/h.

Segundo o Inmet, a chuva pode alcançar cem milímetros em algumas áreas. Para comparação, região metropolitana da Capital tem média de chuva esperada para mês de janeiro de até 144 milímetros, dependendo da cidade.

De acordo com a Climatempo, os maiores acumulados ficam no sul do Estado, ao longo da fronteira com o Uruguai, na terça-feira. Já, na quarta-feira, a chuva chega na região Central, em destaque para Santa Maria, ao Norte, especialmente em Passo Fundo, Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte.

A instabilidade é explicada pela forte e persistente área de baixa pressão atmosférica em superfície, que favorece o aumento do fluxo de ar úmido e quente vindo do norte do país. Esse cenário, combinado ao padrão de ventos em altos níveis, trará mais áreas de instabilidade entre a Argentina e o Uruguai que, posteriormente, avançam sobre parte da região sul do Brasil.

Santa Catarina e Paraná
No Paraná, também podem ocorrer tempestades, de forma mais isolada, em função do calor e da umidade. Essa configuração perde força a partir da quinta-feira (18), quando o sistema de baixa pressão atmosférica se desloca para o mar.

O tempo instável, então, ficará entre Santa Catarina e o Paraná, especialmente nas áreas do leste e norte desses Estados.

Fonte: GZH.

 

Mais artigos de Notícias do Tempo e do Clima