Coluna: Previsão do Tempo e temperatura

Calor segue acima dos 35 graus e sem chuvas até o sábado
19 de Janeiro de 2022 às 11:18
Na imagem do Irga, o calorão de hoje entre 36 a 40 graus principalmente na região Oeste.
Na imagem do Irga, o calorão de hoje entre 36 a 40 graus principalmente na região Oeste.

Atualização da previsão do tempo
Quarta-feira, 19/01/2022:

A chuva da segunda-feira foi boa, embora não ter atingido todas as cidades, foi a melhor dos últimos 53 dias.

Choveu na estação meteorológica daqui de Santiago 15mm na segunda-feira, mas a média no geral, segundo dados da EmaterSantiago, foi de 23mm, bem melhor que as últimas chuvas que tinham acontecido nos dias 02 e 04, quando juntas deram apenas 12mm, totalizando na Estação do Inmet neste mês, somando com as anteriores,  27mm.

Pra ver como este janeiro está pouco chuvoso, basta analisar 2020.

Entre os dias 1º e 19 de 2020 já tinha convido aqui em Santiago 127mm.

Em 2021, entre os dias 1º e 19, já tinha chovido 51mm, e agora neste mês apenas 27mm, mantendo este janeiro “comprovado”, como o pior janeiro em chuvas por aqui desde 2010.

E qual a previsão a para os próximos dias: Até o sábado sem chuva. Alguns prognósticos do Irga só mostram chuva nos dias 26 e 27, mas em baixos volumes- coisa pouca- colocando alguma chuva mais generalizada com perspectivas de bons volumes entre os dias 28 a 02 de fevereiro, claro como é cedo pode sofrer alterações, mas a notícia é boa, serão vários dias com algumas chuvas espalhadas pelo estado.

Outra situação, além da falta de chuvas, é o calorão.

Hoje faz 35 dias seguidos que as temperaturas não baixam menos que 30 graus.

As maiores temperaturas do ano, que antes eram de 38, 2 graus, agora é de 39,9, que aconteceu aqui nos dias 14 e 16, sendo a do dia 14, na semana passada, a temperatura mais alta registrada por aqui.

Mas o calor segue, prevendo uma sequência de temperaturas acima dos 35 graus, só caindo quando tem alguma chuva, como as chuvas estão escassas, as altas temperaturas marcarão a semana. De hoje até domingo variando entre 36 a perto dos 40 graus.

Então:
Embora alguma possa acontecer antes, o Irga só coloca chuva mais abrangente, com possibilidade de melhores volumes para a última semana do mês, e as altas temperaturas seguindo este mesmo cenário, sendo assim a falta de chuvas e calor seguirão por mais uns dias.

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum

Mais artigos de Previsão do Tempo e temperatura