Coluna: Previsão do Tempo e temperatura

Aproveite a temperatura amena... A próxima semana será de calor extremo
06 de Janeiro de 2022 às 09:37
Prestem atenção na imagem do Irga do dia 12, ele mostra na nossa região temperaturas de até ou perto dos 40 graus. Na semana que vem, serão cerca de 4 ou 5 dias de calor extremo em algumas cidades do RS.
Prestem atenção na imagem do Irga do dia 12, ele mostra na nossa região temperaturas de até ou perto dos 40 graus. Na semana que vem, serão cerca de 4 ou 5 dias de calor extremo em algumas cidades do RS.

Atualização da previsão do tempo
Quinta-feira, 06/01/2021:

Após uma sequência de 20 dias com temperaturas nas tardes acima dos 30 ºC e chegando nos 38,2 ºC, ontem ela diminuiu um pouco, marcando máxima de 29, 4 °C.

Nesta madrugada que passou, a mínima foi de 14,6 °C; pra tarde, com domínio do sol, as máximas na região hoje ficarão entre 30 a 32 graus, com uma sensação de amplitude térmica maior por causa do ar mais seco.

E se você estava gostando desta temperatura amena, se prepare, aproveite hoje e amanhã, isso porque elas irão aumentar e muito gradativamente.

No fim de semana, o calor aumenta, com temperaturas de até 33 graus. Mas da segunda-feira (10) até sábado (15) máximas entre 34 a 40 graus, principalmente na região Oeste e Central.

---------------

As chuvas:

No geral, 1 em cada 4 municípios gaúchos estão em situação de emergência por causa da estiagem.

Se tomarmos como parâmetro a estação meteorológicas do Inmet em Santiago, Outubro registrou 100mm de chuvas, valor bom, mas estes 100mm foram divididos em oito chuvas, quando juntou, juntou pouca água. Já Novembro na cidade registrou uma média de 46mm e Dezembro não mais que 30mm. Ou seja, em 90 dias, uma média 58mm.

Só que o tempo seco vai continuar... No mínimo, até o dia 14, não tem chuva boa pra juntar água por aqui e em grande parte do estado.

Conforme o Irga, a segunda quinzena de Janeiro será mais nublada e chuvosa, e embora sendo cedo, tem boas previsões para a segunda-quinzena. Entre os dias 15 a 19 na nossa região - torcendo que não mude- tem previsão de chuvas superiores a 50mm, dando um destaque para os dias 16 e 19, um domingo e uma quarta-feira.

---------------

Resumo:
Embora uma leve queda nas temperaturas, na semana que vem o calorão retorna, e retorna forte com temperaturas entre 34 a perto, ou até alguns centigrados a mais dos 40 graus. Será bem quente a próxima semana.

Chuva:
Choveu em Santiago neste mês duas vezes, nos dias 02 e 04.

Na cidade, por enquanto 12mm nestas duas chuvas, em algumas localidades uma media de até 50mm nos dias 02 e 04.

O tempo seco continua por aqui no mínimo por oito dias -até o dia 14-, para depois se der tudo certo, as chuvas em Janeiro voltarem.

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum.

Mais artigos de Previsão do Tempo e temperatura