Coluna: Previsão do Tempo e temperatura

Chuva chega em forma de pancadas e se espalha pelo estado à tarde
25 de Novembro de 2021 às 10:22
Na imagem do satélite Goes 16, a chuva chegando. Inmet marca acima dos 20mm e o Irga entre 15 a 35mm. Chance de temporais isolados, prevê o Inmet.
Na imagem do satélite Goes 16, a chuva chegando. Inmet marca acima dos 20mm e o Irga entre 15 a 35mm. Chance de temporais isolados, prevê o Inmet.

Atualização da previsão do tempo
Quinta-feira, 25/11/ 2021:

Após 32 dias sem chuva com bons volumes, estamos na expectativa pra hoje.

Neste ano, em duas vezes isso aconteceu (de ficar tanto tempo sem chuva com bons volumes por aqui): a primeira, foi entre os dias 27 de junho a 24 de agosto (59 dias) e agora esta, com a última chuva boa no dia 23 de outubro (32 dias) totalizando então 86 dias neste ano sem chuva com bons volumes. Isso equivale a um atraso de mais de 300mm de chuvas por aqui.

No mapa do Inmet, esta instabilidade de hoje chega na nossa região entre às 11h e 13h, em forma de pancadas, se espalhando pelo estado "principalmente de tarde".

Aqui, há possibilidade de chuva no máximo até o começo da madrugada de amanhã (sexta-feira, 26); no decorrer da madrugada da sexta-feira estabiliza e de dia, enquanto aqui terá certa nebulosidade com aberturas de sol, em outras regiões a chuva segue mas fraca.

Não chove no sábado (27), mas a chuva volta em forma de pancadas, com duração de instabilidade até rápida no domingo (28). Até rápida, porque o Inmet marca entre a tarde e no máximo no começo da noite do mesmo dia, com aberturas de sol na segunda-feira (29) e no dia 30,  terça-feira.

Quanto a primeira semana de dezembro, por ora ainda não marca chuva, mas como é cedo, pode mudar.

Estas duas chuvas (de hoje e domingo) juntas são esperados mais de 30mm.

O Inmet deu alerta pra hoje sobre a possibilidade de temporais.

Aqui em Santiago, em 12 anos, o problema verificado nos meses de novembro não são as ventanias, mas sim os granizos.

Conforme a Estação do Inmet, as rajadas de ventos não tem passado dos 70km/h, mas em anos anteriores, granizos já atingiram residências causando estragos, portanto todo cuidado é pouco.

Temporais são comuns nesta época.

As temperaturas:

Desde o dia 27 de outubro, o estado tem sido alvo de altas temperaturas; as maiores aqui em Santiago do dia 15 pra cá, quando marcaram até 35 graus (temperatura rara para um novembro), mas entre hoje e segunda-feira (29), as temperaturas estarão mais amenas, não passando dos 31 graus, só voltando aquecimento do dia 1º de dezembro em diante.

Então:

Chuva hoje é certa, só na expectativa em se tratando de quantidade e na espera da chuva no domingo (28).

As temperaturas:

Até o dia 30 estarão amenas, mas nos primeiros dias de dezembro, o aquecimento retorna.

Fontes: Inmet/ Irga/ Imagens satélite Goes 16.

Por Cassal Brum

Mais artigos de Previsão do Tempo e temperatura