Coluna: Previsão do Tempo e temperatura

Chance maior de chuva na nossa região será para a quinta-feira
22 de Novembro de 2021 às 08:42
Na imagem do Inmet, a previsão de chuva para quinta-feira 25. Essa chuva da quinta-feira está sendo a única do mês com perspectiva de altos acumulados na maioria do estado.
Na imagem do Inmet, a previsão de chuva para quinta-feira 25. Essa chuva da quinta-feira está sendo a única do mês com perspectiva de altos acumulados na maioria do estado.

Atualização da previsão do tempo
Segunda-feira, 22/11/2021:

Por enquanto, a maior temperatura deste mês foi no dia 15, quando marcou 35 graus; pra hoje no estado muito sol e calor em algumas cidades, superando os 34 ºC.

Pra nossa na região, hoje será que nem ontem, entre 32 a 34 graus, com os termômetros de rua marcando entre 35 a 37 graus.

Amanhã, um calor mais úmido, mas acima dos 30 graus.

E assim vai a semana, só prevendo baixar menos que 30 °C quando chover, essa é a tendência.

E falando em chuva, hoje faz 30 dias que não tem chuva boa em algumas localidades da nossa cidade, medido pelo Inmet aqui em Santiago neste mês, no geral, mal chegou nos 20mm.

A última chuva na quarta-feira passada (17),  aqui deu 9mm, mas de acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado choveu bem em Jaguari 27 mm, São Borja 44mm, Itaqui 51mm e Maçambará 57mm; no geral foram poucas as cidades que tiveram chuvas em boa quantidade.

Mas tem previsão de chuva para esta semana...

O Inmet coloca para algumas cidades chuva nesta terça-feira, ele mostra que estas áreas de chuva que estarão no estado não irão gerar uma chuva parelha, será localizada e nem todas as cidades serão atingidas, por ora, pega o centro, nordeste e leste do estado; pra nossa região, embora alguma possibilidade amanhã, até este momento, não mostra chuva pra cá.

Quarta não chove, mas chuva em boa quantidade é esperada para a quinta-feira(25), e sendo otimista, ele, o Inmet, mostra chuva acima dos 20mm por aqui, com algum resquício na sexta-feira de madrugada.

Na sexta-feira o sol aparece e o próximo fim de semana, 27 e 28, embora algumas nuvens, não marca chuva.

---------------
Resumo:

  • Calor: Não baixando dos 27 graus e com frequência, passando dos 30 graus.

Chuva:

  • Expectativa na terça-feira- mas por enquanto Inmet mostra pouca quantidade e atinge mais a região leste.
  • Quarta dia seco.
  • Quinta-feira (25): tempo instável e chuva acima dos 20mm ou mais de 40mm.
  • Sexta-feira: no começo da madrugada ainda pode ter algum resquício por aqui, mas de dia- sexta-feira- não marca, e embora algumas nuvens, o tempo será seco no próximo final de semana.

Não esquecendo o que os meteorologistas falam...

Quando tem altas temperaturas e entra as tais frentes frias quee provocam chuva, sempre tem possibilidade de temporais isolados no estado. Entre eles, algum vento e, neste mês, principalmente granizos.

Fontes: Inmet/ Irga/ Secretaria de Agricultura do Estado.

Por Cassal Brum

Mais artigos de Previsão do Tempo e temperatura