Coluna: @ Serra gaúcha - Por Oliveira Junior

O jovem é o nosso futuro presente já!
15 de Julho de 2022 às 16:33
A realização do 1° Congresso Regional da Criança e do Adolescente nesta semana em Santiago, fez com que Oliveira Junior rememorasse os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente na sua coluna desta sexta, 15/07.
A realização do 1° Congresso Regional da Criança e do Adolescente nesta semana em Santiago, fez com que Oliveira Junior rememorasse os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente na sua coluna desta sexta, 15/07.

Comemorar é algo muito especial, e como todos nós compreendemos um pouco de lei, é digno aplaudir, brindar o 13 de julho, pelo menos uma data, ou seja, a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente que aconteceu lá em 1990, completando portanto, 32 anos. Foi justamente ali que os jovens do nosso Brasil tropical ganhavam um instrumento que viria a lhes oferecer um porto seguro, o qual veio arregimentar a proteção na integralidade dos seus direitos e seus deveres.

Naquele ano de 90, morria, digamos, a negligência para com nossos jovens e adolescentes, e embasado na célebre Constituição de 05 de outubro de 88, o sistema jurídico brasileiro abraçava àqueles que não tinham um estatuto que lhes oferecesse uma total segurança dentro da nossa sociedade. Hoje não, se alguém desavisadamente turvar as águas dos adolescentes, ali está o famoso livrinho com seus artigos, definindo enfaticamente os passos que devem ser seguidos para oferecer segurança a quem está recém descobrindo os caminhos da vida- o jovem, nosso futuro presente já.

Não tenho como não parabenizar as Secretarias de Educação e Cultura, Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria da Saúde e nossa excelsa URI Campus Santiago, órgãos esses que se deram as mãos, uniram forças, porque capacidade não lhes falta, e realizaram esse tão nobre evento, ou seja, o 1° Congresso Regional da Criança e do Adolescente, justamente na data de criação do referido estatuto. Esse acontecimento realizado na Terra dos Poetas será indelével, com certeza.

Parabéns também à secretaria da Saúde, e suas ESFS, comandada pelo meu amigo, Secretário Éldrio Machado, por já ter liberado seus dezenove novos telefones que vieram facilitar a grande população santiaguense. E em se tratando de vacinação, a Secretaria da Saúde fez a pole position no tocante à vacinação da D4 contra a Covid para quem está acima dos 20 anos de idade, isto porque, desde o dia 12 jul, todas as ESFS estão preparadas para o fiel atendimento da comunidade.

Direto da Serra gaúcha, exclusivo para o Santiagonews, Oliveira Junior.

Mais artigos de @ Serra gaúcha - Por Oliveira Junior