Dois ônibus foram incendiados no início da noite de domingo (19) na esquina entre as avenidas João Pessoa e Princesa Isabel, no bairro Azenha, em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, uma manifestação ocorreu na região. Ao chegar ao local, uma viatura foi recebida a pedradas — conforme o relato dos militares — e, em seguida, os veículos começaram a queimar.
De acordo com testemunhas, os passageiros foram orientados a descer dos veículos antes de as chamas começarem. Segundo uma testemunha que passava de carro pelo local, no momento em que um galão com gasolina foi atirado no ônibus, houve muita correria de pessoas saindo do veículo e também do entorno. As chamas logo tomaram uma grande proporção. Motoristas subiram em canteiros e trafegaram na contramão para fugir do local, temendo uma explosão.
Até a última atualização desta reportagem, a Brigada Militar não havia dado nenhuma informação oficial sobre o que motivou o protesto. Também não havia relato sobre feridos durante a manifestação.
Às 19h40min, pelo menos 15 viaturas da BM isolaram a região. Estrondos semelhantes a tiros e bombas foram ouvidos. Às 20h, integrantes da tropa de choque foram posicionados no entorno do Condomínio Princesa Isabel, localizado na esquina. Às 22h, peritos da Polícia Civil vistoriaram os dois ônibus incendiados. Por volta de 22h15min, bombeiros voltaram a lançar água em um dos veículos após surgir um novo princípio de incêndio. Em seguida, um guincho removeu o ônibus queimado. Pouco antes das 23h, soldados deixaram o conjunto habitacional.
Um momento de tensão foi registrado quando moradores do condomínio tentaram deixar os prédios, mas foram impedidos e orientados pela Brigada Militar a permanecerem nos imóveis. Outro grupo de moradores, do lado de fora do conjunto habitacional, só pôde retornar após a saída dos integrantes da BM.
Em razão da interrupção do trânsito, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou desvio do transporte público no eixo João Pessoa/Bento Gonçalves. Na direção Centro-bairro, os ônibus passavam pela Avenida Ipiranga, Rua São Luiz e Avenida Bento Gonçalves. Do bairro para o Centro, o percurso era feito pela Avenida Bento Gonçalves via Luiz de Camões, São Luiz, Ipiranga e João Pessoa.
Fonte: GZH.