Coluna: Geral RS

Leis delimitam locais para a instalação das estações do Trem Regional
03 de Maio de 2022 às 07:37
Equipe que trabalha pela implantação do projeto Trem Regional na serra gaúcha.
Equipe que trabalha pela implantação do projeto Trem Regional na serra gaúcha.

O projeto para o Trem Regional na serra gaúcha é antigo. Estudos para reativar a malha ferroviária nos municípios da "região da uva e do vinho" chegaram a ser realizados, mas a viabilização não avançou. Nos últimos dias, uma movimentação diferente para tratar do mesmo tema ganhou força com o Consórcio do Trem Regional da Serra Gaúcha que está percorrendo 14 municípios da região para apresentar uma proposta que, em vez de reaproveitar os trilhos desativados, cria uma nova rota e abrange mais duas regiões, ou seja, "Hortênsias e Campos de Cima da Serra".

O que impulsiona o novo projeto, o qual prevê 372 quilômetros de malha ferroviária, é a intenção de que ele não seja viabilizado pelo poder público, e sim, com investimentos internacionais, segundo detalhou o presidente do consórcio, Arnildo Schildt. A projeção é de R$1,5 bilhão de investimentos de quem venha ganhar a concessão. Para os estudos do pré-projeto desta malha nova estão previstos 2 milhões de dólares, afirma Schildt, o qual também é voluntário do MobiCaxias, entidade caxiense que tem uma câmara de infraestrutura, fez ponte com a The U.S, Trade and Development Agency (USTDA), um fundo americano que ajuda companhias do mundo todo a desenvolver projetos de expansividade. Esse acordo para o aporte sinalizado pela USTDA de 2 milhões de dólares será assinado entre o MorbiCxias e o fundo para os estudos de viabilidade do projeto, a fim de atrair investimentos de empresas, explicou o presidente do Morbi, Rodrigo Postiglione.

Os próximos passos envolvem conclusão de audiências com Executivo e Legislativo das cidades que manifestaram interesse em integrar o consórcio. Mais de sete cidades dos Campos de Cima da Serra e Hortências já foram visitadas, já tendo, inclusive, leis delimitando locais para a instalação das estações. Assembleias têm sido constantes, a exemplo das que houveram nos últimos dias em Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias e Gramado.

Essa matéria está completa no Jornal O Pioneiro da cidade de Caxias do Sul.

*Obs: Dia 07 de maio, 11h30min, estreia o Portal Oliveira Junior.

Direto da Serra Gaúcha para o Santiagonews, Oliveira Junior.

Mais artigos de Geral RS