Coluna: Geral RS

Temporais de granizo que atingiram a Argentina rumam para o Noroeste Gaúcho
22 de Abril de 2022 às 10:23
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fortes temporais de granizo atingiram pontos da província argentina de Córdoba nas últimas horas. Conforme moradores, os temporais foram mais fortes em alguns setores que durante o verão, quando o granizo é bastante comum na região e cai às vezes com pedras de tamanho médio a grande.

O granizo da tarde da quinta-feira caiu em grande quantidade em algumas localidades de Córdoba e chegou a acumular no solo. Conforme informações da imprensa local, as tempestades foram responsáveis por alguns transtornos para a população, especialmente na cidade de Río Segundo. De acordo com a polícia, as pedras de gelo atingiram a cidade por volta das 17h e acompanharam chuva que somou 39 mm.

A Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários tiveram que intervir na Rodovia 9 de San Luis, para a retirada de um veículo que foi arrastado pela água. A condutora foi resgatada e não sofreu ferimentos. A água também entrou em algumas casas e estabelecimentos comerciais do município, mas sem danos consideráveis.

Na cidade de Pilar, a chuva somou 15 mm e não houve transtornos maiores. Já na cidade de Córdoba, a chuva não foi forte e caiu apenas em alguns bairros. O mais intenso temporal ocorreu mesmo na localidade de Río Segundo, onde a paisagem ficou branca pelo acúmulo de gelo em ruas e gramados. As pedras em alguns setores chegaram a ter médio tamanho, mas na maioria dos locais o granizo foi pequeno, o que facilitou a acumulação.

Os temporais em Córdoba foram resultado de um sistema de instabilidade de onda curta que na noite da quarta-feira causava chuva e raios na província de Buenos Aires. Havia alertas por parte do Serviço Meteorológico Nacional da Argentina de risco de temporais no Centro do país. Para hoje e amanhã, o SMN possui alertas amarelos de risco de temporais isolados para pontos do Centro e do Nordeste argentino, incluindo as províncias de Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes.

A instabilidade da Argentina avança hoje para o Noroeste e o Norte gaúcho, além de pontos de Santa Catarina e do Paraná. Nesta sexta, especialmente da tarde para a noite, nuvens com maior desenvolvimento vertical vão se deslocar de Corrientes e Misiones para o Sul do Brasil, o que vai trazer chuva generalizada no Rio Grande do Sul e risco de alguns temporais isolados.

Fonte: RD Foco.

Mais artigos de Geral RS