Coluna: Geral RS

Ciclone e frente fria trarão chuva muito intensa e vários temporais para o RS
22 de Março de 2022 às 17:37
Foto: Nathália Matos / Reprodução Observador Regional
Foto: Nathália Matos / Reprodução Observador Regional

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de alto risco meteorológico no Rio Grande do Sul, no Paraguai e nas províncias argentinas de Corrientes e Misiones nesta quarta e na quinta-feira ante a perspectiva de chuva volumosa a excessiva em diversas áreas e a probabilidade muito alta de episódios de tempo severo como vendavais e queda de granizo que podem causar danos em alguns pontos.

Trata-se de um complexo cenário meteorológico, mais comumente observado em meses de final do outono e do inverno, em que no momento inicial a instabilidade será consequência de uma frente quente e, depois, por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina e no Rio da Prata.

Uma área de baixa pressão térmica vai organizar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul durante a quarta-feira enquanto na Argentina uma área de baixa pressão começa a se aprofundar. Na quinta, a baixa pressão se aprofunda muito rapidamente sobre a província de Buenos Aires e dá origem a um ciclone extratropical.

O ciclone migrará, na sequência, para a área do Rio da Prata entre as cidades de Montevidéu e Buenos Aires. Ao mesmo tempo, a frente fria associada ao ciclone avançará pelo Rio Grande do Sul, o Nordeste da Argentina, Paraguai e demais estados do Sul do Brasil com chuva e tempo severo.

A frente fria, ao encontrar a massa de ar quente trazida por uma corrente de jato em baixos níveis sobre o Sul do Brasil gerada pelo ciclone na Argentina, vai gerar nuvens de grande desenvolvimento vertical. Estas nuvens vão trazer precipitação com volumes elevados e ainda os temporais.

O tempo já começa a mudar nesta terça com aumento de nuvens e chuva no Oeste, no Centro e em parte do Sul gaúcho. No decorrer da quarta e no começo da quinta, a instabilidade vai se generalizar com chuva e temporais. Ainda na quinta, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e do Sul enquanto na sexta o tempo estará firme em grande parte do Rio Grande do Sul sob ar mais seco.

Fonte: Observador Regional.

Mais artigos de Geral RS