Coluna: Geral RS

Governo decide desobrigar máscaras ao ar livre no RS a partir de amanhã, 16/03
15 de Março de 2022 às 16:42
Foto: Migalhas
Foto: Migalhas

O Gabinete de Crise do governo do Estado decidiu, nesta terça-feira (15), desobrigar o uso de máscaras em ambientes ao ar livre no Rio Grande do Sul. A permissão só valerá a partir de quarta-feira (16). O decreto detalhando as regras será publicado até quarta. Em espaços fechados, o acessório deve seguir obrigatório.

O governo segue uma recomendação do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia do Covid-19. Em reunião na segunda-feira (14), os especialistas presentes no encontro, a maioria da área da saúde, deram aval para que as pessoas fiquem sem o acessório quando estiverem ao ar livre em todo o Rio Grande do Sul. Mas recomendaram que não deixem de usá-lo em espaços fechados.

No Estado, 75,8% da população está imunizada com as duas doses e 34,7% já tomou inclusive o reforço contra a covid-19.

Na semana passada, em viagem aos Estados Unidos, o governador Eduardo Leite informou que havia pedido aos integrantes do Comitê Científico que avaliassem a possibilidade de desobrigar o uso de máscaras. Ele disse que a população estava cansada do acessório.

Logo após a declaração de Leite, a prefeitura de Porto Alegre abriu um debate com especialistas em saúde para avaliar a desobrigação a despeito de qualquer decisão do governo. O prefeito Sebastião Melo se adiantou e publicou, um dia após o encontro, na sexta-feira (11), um decreto permitindo que as pessoas fiquem sem máscaras em ambientes ao ar livre da Capital.

Melo também informou que haverá uma nova reunião na próxima sexta-feira (18) para discutir a flexibilização do acessório nos espaços fechados.

Fonte: Observador Regional, com informações de GZH.

Mais artigos de Geral RS