Coluna: Geral RS

Dois primeiros casos da variante Delta são confirmados no RS
19 de Julho de 2021 às 19:10
Amostras foram coletadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e passar por análise ao longo da última semana Dimitris_Barletis / stock.adobe.com
Amostras foram coletadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e passar por análise ao longo da última semana Dimitris_Barletis / stock.adobe.com

Os dois primeiros casos de infecção pela variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul foram confirmados nesta segunda-feira (19) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os dois pacientes que testaram positivo para a cepa identificada primeiramente na Índia são moradores de Gramado, na serra gaúcha, fazem parte da mesma cadeia de transmissão e não possuem histórico de viagem para outros países ou Estados.

Uma das amostras coletada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) pertence a um homem de 32 anos que trabalha como recepcionista de hotel. Esta amostra havia sido enviada na última segunda-feira (12) para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e teve seu resultado positivo divulgado nesta segunda-feira. A amostra do outro indivíduo, que tivera contato com o primeiro, foi analisada e confirmada pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) do Cevs.

Pelas redes sociais, o secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Moschen, manifestou-se acerca da descoberta no município: "Todas as medidas sanitárias de isolamento e condicionamento aos pacientes já foram feitas. Até então, não houve nenhuma alteração significativa no número de casos ou internações hospitalares. A exemplo do que já realizou-se na Fronteira, vamos solicitar ao governo do Estado maior número de remessas de vacinas para conter essa variante".

De acordo com a Secretaria de Saúde de Gramado, os pacientes estão bem e o primeiro caso já recebeu alta do isolamento domiciliar. Seu estado clínico permaneceu estável durante o monitoramento da infecção feito pela Vigilância em Saúde do município.

"Nós fizemos busca ativa dessa pessoa que era positiva para o coronavírus e suspeita para a nova variante, bem como de todos os seus contatos. Todas essas pessoas já foram devidamente orientadas, isoladas e monitoradas. O caso índice (o do homem de 32 anos) já terminou seu período de isolamento e está de volta ao convívio da sociedade, pois já passou o período de transmissão", disse a enfermeira Ellen Pedroso, da Vigilância em Saúde, também pelas redes sociais.

Mais investigações
A amostra do morador de Santana do Livramento que também havia sido enviada pelo Cevs para análise, na semana passada, foi descartada, e não é um caso da nova variante. A Fiocruz segue investigando outros quatro casos suspeitos da variante Delta no RS, sendo dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas. Os resultados devem ser divulgados ao longo desta semana.

Conforme o mais recente relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado na semana passada, 111 países já reportaram casos da variante Delta. Desse total, há 15 nações que não constavam no último boletim. A OMS afirmou que, nos últimos dois meses, essa variante tem se mostrado mais transmissível em comparação com as demais. No Brasil, Estados como Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Maranhão e, agora, o RS registram casos da variante.

Estudos científicos têm demonstrado que as vacinas contra a covid-19 mantêm alta proteção contra hospitalizações e mortes causadas pela Delta, desde que o esquema vacinal esteja completo. Em resposta a isso, Rio Grande do Sul e outros Estados optaram por antecipar a segunda dose dos imunizantes de Oxford/AstraZeneca e Pfizer.


Fonte: GZH

Mais artigos de Geral RS