Coluna: Geral RS

Doses de Coronavac serão destinadas a municípios que solicitarem no RS
18 de Junho de 2021 às 10:04
RS receberá 110 mil doses de Coronavac nesta sexta-feira | Foto: Alina Souza
RS receberá 110 mil doses de Coronavac nesta sexta-feira | Foto: Alina Souza

Apenas as cidades que precisam de doses de Coronavac irão receber da Secretaria Estadual da Saúde o imunizante produzido pelo Instituto Butantan e que chegam ao RS na manhã desta sexta-feira. Serão, ao todo, 110,2 mil doses, que serão priorizadas para completar o ciclo vacinal de quem já recebeu a primeira injeção.

Na tarde desta quinta-feira, a SES chegou a projetar que cerca de 188 mil pessoas estivessem necessitando da segunda dose para concluir a imunização. À noite, porém, a pasta estimou em 110 mil, após cruzamentos de dados dos municípios e do sistema oficial.

“Se o número de doses não registradas no sistema é maior do que o número de doses solicitado pelo município, consideramos o número pedido pelo município, porque certamente ainda não inseriu no sistema todas as vacinas aplicadas. Iremos distribuir vacinas Coronavac a todos os municípios que disseram ter segundas doses pendentes”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

O lote, confirmou ela, visa atender exclusivamente àquelas pessoas que precisam da segunda dose: “Pedimos que, caso haja excedente, não seja aplicado como primeira dose, o que geraria a necessidade de reservarmos uma D2 que não temos neste momento. Todas as sobras devem ser devolvidas para novo rateio”.

Além das 110,2 mil doses de Coronavac, o RS recebe nesta sexta mais uma carga de 141,5 mil frascos de vacinas da Pfizer.

Até a noite desta quinta, o RS iniciou a vacinação contra a Covid-19 em 4.056.265 pessoas, sendo que 1.651.630 já receberam as duas aplicações necessárias para se alcançar a imunização contra o coronavírus. De todas as aplicações feitas, pouco mais de 3 milhões foram realizadas com a Coronavac.


Fonte: Correio do Povo

Mais artigos de Geral RS