Coluna: COLUNA DO BARBOSA

Lembranças (Nolfeu Barbosa)
01 de Dezembro de 2023 às 09:14
Algumas lembranças ficam marcadas para sempre em nossa memória. Ao longo da vida, vamos colecionando uma série delas, algumas boas, outras ruins. Este é o assunto que abre a coluna de Nolfeu Barbosa nesta sexta, dia 01.
Algumas lembranças ficam marcadas para sempre em nossa memória. Ao longo da vida, vamos colecionando uma série delas, algumas boas, outras ruins. Este é o assunto que abre a coluna de Nolfeu Barbosa nesta sexta, dia 01.

As lembranças são guardadas no cofre da nossa memória. Quando são boas, as lembranças confortam nossa alma e enternecem nosso coração. Pode ser uma simples lembrança do tempo de criança, do primeiro dia na escola, da primeira professora. Outras vezes são lembranças de uma viagem que fizemos com a família, com amigos ou em razão de nosso trabalho. Há lembranças que são preciosas, como as noites natalinas, as viradas de ano, as temporadas de praia. Algumas lembranças ficam marcadas para sempre em nossa memória.
Lembro que, quando criança, tive uma briga feia com um colega dos primeiros anos escolares. Rolamos pelo gramado da escola e nossos uniformes brancos ficaram manchados de verde, da grama molhada da manhã. Ao chegar em casa, levei uma surra de minha mãe, por ter sujado o uniforme escolar. Lembro que eu sonhava com isso e acordava cheio de arrependimentos.
Quando se está triste, basta lembrar de alguma coisa boa que nos tenha acontecido, para melhorar o nosso astral. Essa é a lei da compensação.
Por outro lado, as más lembranças não devem ser desprezadas; elas servem para nos mostrar onde erramos e o que podemos fazer para corrigir nossos erros. Tudo faz parte do aprendizado da vida. Estamos sempre em evolução, sempre aprendendo algo novo, talvez por isso mesmo estejamos sempre sujeitos a cometer novos erros. A memória de fatos passados nos ajuda a tentar evitar errar novamente, mas, como não somos perfeitos, ainda falhamos algumas vezes, independentemente da idade que tenhamos.
O importante é saber lidar com isso e levar a vida com leveza, sem desespero e sem muitas preocupações. Talvez seja essa a chave da tão sonhada tranquilidade e paz de espírito.

O BANCO DA VIDA (Nelson Freitas)
Imagine se você tivesse, todos os dias, exatamente R$ 86.400,00 para gastar em uma conta no Banco. Ao final de cada dia, sua conta seria zerada e novamente seriam depositados outros R$ 86.400,00.
Todos nós somos clientes desse banco chamado TEMPO. Deus nos dá 86.400 segundos todos os dias, para serem vividos da melhor maneira possível: amando, aprendendo, ensinando, caindo, levantando, vivendo!
Para saber o valor de um ano, pergunte para um garoto que repetiu o ano escolar. Para saber o valor de um mês, pergunte para uma mãe que teve seu filho prematuro; de uma semana, para um editor de um jornal semanal; de um dia, para pessoas que têm tarefas importantíssimas para serem feitas urgentemente. Para saber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que não veem a hora de se encontrar; de um minuto, pergunte a quem perdeu um avião; e, de um segundo, para quem conseguiu evitar um acidente de trânsito. Para saber o valor de um milésimo de segundo, pergunte a um atleta que perdeu a medalha de ouro nas olimpíadas.
Por isso, não desperdice o seu tempo! Ele é o seu bem mais precioso, e é usando-o que você vai estar com as pessoas que você mais ama: seus filhos, suas esposas, seus maridos, seus pais, seus netos, seus avós.
Nós só nos damos conta disso quando perdemos alguém. Aí percebemos que tinha tanto beijo para dar, tantos abraços…
Precisamos viver o agora! Não adianta pensar lá no futuro.
O ontem é história, o amanhã é um mistério, e o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente… presente de Deus!

NÃO DESISTA DOS SONHOS (Autor desconhecido)
São os sonhos que nos fazem viver, são eles que nos levam a acordar todos os dias com uma grande motivação para enfrentarmos cada desafio. É a perspectiva de realizarmos projetos e concretizarmos objetivos pessoais que nos induz a acreditarmos que podemos realmente vencer. Então, sonhe sem limites e dê asas à sua imaginação.
É verdade que, às vezes, vislumbramos cenários que não se tornam possíveis, e muitas vezes as dificuldades que nos surgem trazem cansaço e parecem tornar nossa batalha cada vez mais difícil. Mas, quanto maior for a nossa meta, maior também será a nossa recompensa. Tentar outra vez será sempre a garantia de que fizemos tudo por aquilo que queríamos.
Por isso, não desista, seja qual for a sua situação. Deixe que seus sonhos comandem os passos que dá e os caminhos que escolhe, e seja feliz por fazer da persistência o seu maior aliado.

CONCERTO DE UMA ALMA SÓ (Luiz Gasparetto)
Não lute mais,
descanse.
Não dê forças para seus inimigos,
vença-os com o perdão.
Não cultive a impaciência,
vença-a com a segurança.
Não dilapide a paz dos outros,
coopere com o silêncio.
Não se afaste do seu coração,
una-se a si mesmo.
Não dê trelas aos problemas,
vença-os com sua luz interior.
Não coopere com as críticas,
supere-as com seu desprezo.
Não se deixe vitimar,
assuma sua liberdade de escolha.
O bom é saber que o único meio de vencer
é usar a inteligência com compaixão.
Por isso não lute mais,
descanse.

Por Nolfeu Barbosa.

 

Mais artigos de COLUNA DO BARBOSA