O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi instituído em 2003, quando ficou estabelecido que o dia 10 de setembro seria dedicado aos atos de esclarecimento e prevenção ao suicídio. Em 2015 surgiu a campanha brasileira chamada Setembro Amarelo, que passou a utilizar todo o mês de setembro para tratar desse tema tão relevante e tão doloroso para as famílias atingidas por esse evento tão trágico.
No ano de 2022, o Estado do Rio Grande do Sul teve a maior taxa de suicídios em todo o Brasil, registrada desde 2010, superando até mesmo a taxa nacional de óbitos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), houve 1560 mortes por suicídio no ano passado.
Para termos uma ideia da gravidade do caso, basta compararmos as taxas de mortalidade por suicídio: a de 2022 foi 43% maior que a de 2010, Esses dados são alarmantes, por isso a necessidade dessa meritória campanha todos os anos. A Secretaria Estadual da Saúde trata o suicídio como um problema de saúde pública e, anualmente, a cada mês de setembro, divulga um Boletim Informativo sobre o assunto, traçando um comparativo entre o Estado, o Brasil e o mundo em geral.
De acordo com esse boletim, oito em cada dez casos de suicídio registrados no Rio Grande do Sul são de pessoas do sexo masculino. Entre os homens, a taxa aumenta conforme a faixa etária avança, aumentando também a diferença em relação ao sexo feminino. Chama a atenção, nesses dados, um aumento na taxa de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, a partir de 2018, e de idosos acima de 70 anos, a partir de 2019.
O governo, em todos os âmbitos, mantém medidas profiláticas como alertas e esclarecimentos sobre esse assunto, ajudando a detectar possíveis traços de tendências suicidas.
Nós também devemos fazer a nossa parte, observando os comportamentos de amigos e familiares. Fiquemos atentos, pois alguém muito próximo de nós pode estar entrando em depressão, que é uma das causas que pode levar ao suicídio. Esse tema ainda é um tabu, mas é preciso falar sobre o assunto, até mesmo para podermos entendê-lo melhor e, assim, podermos ajudar a quem esteja necessitando.
OBS.: Fontes de consulta: SES e Correio do Povo
ENVELHECER (Autor desconhecido)
Eu nunca trocaria meus amigos surpreendentes, minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga mais lisa. Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável para mim e menos crítico de mim mesmo.
Eu me tornei meu próprio amigo...
Eu não me censuro por comer biscoito extra, ou por não fazer a minha cama, ou pela compra de algo bobo que eu não precisava. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante.
Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento.
Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogando no computador até quatro horas da manhã e, depois, dormir até meio-dia?
Eu dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60, 70 e 80, e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido... Eu vou.
Se eu quiser, vou andar na praia em um short excessivamente esticado sobre um corpo decadente, e mergulhar nas ondas com abandono, apesar dos olhares penalizados dos outros ao redor.
Eles também vão envelhecer.
Eu sei que eu sou às vezes esquecido, mas há algumas coisas na vida que devem mesmo ser esquecidas. Eu me recordo das coisas importantes.
Claro, ao longo dos anos meu coração foi quebrado. Como não pode quebrar seu coração quando você perde um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito.
Sou tão abençoado por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos, e ter os risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto.
Muitos nunca riram, muitos morreram antes de seus cabelos virarem prata.
Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais.
Eu ganhei o direito de estar errado.
Assim, para responder sua pergunta, eu gosto de ser velho. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre, mas enquanto eu ainda estou aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será.
E, se me apetecer, eu vou comer sobremesa todos os dias.
CADA DIA É UM RECOMEÇO (Paulo Coelho)
Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos reparar que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma bênção escondida; uma bênção que só serve para esse dia e que não pode ser guardada ou desaproveitada. Se não usamos esse milagre hoje, ele se perderá.
Esse milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista certa para a decisão que precisa ser tomada.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior - porque todos os dias são diferentes.
Por Nolfeu Barbosa.