Coluna: COLUNA DO BARBOSA

Seleção de textos
12 de Novembro de 2021 às 10:06
Na coluna desta sexta-feira, 12/11, Nolfeu Barbosa brinda os leitores com três belos textos para reflexão.
Na coluna desta sexta-feira, 12/11, Nolfeu Barbosa brinda os leitores com três belos textos para reflexão.

FAXINA NA ALMA (Carlos Drummond de Andrade):

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo. Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes? É porque você fechou a porta até para os anjos. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora.

Pois é… Agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Um corte de cabelo arrojado diferente, um novo curso, ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa. Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando… Está se sentindo sozinho? Besteira, tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento".

Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis. O mau humor vai comendo nosso fígado, até a boca fica amarga. Recomeçar… Hoje é um bom dia para começar novos desafios.

Onde você quer chegar? Alto? Sonhe alto! Queira o melhor do melhor. Queira coisas boas para a vida. Pensando assim, trazemos para nós aquilo que desejamos. Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos. Já, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar na nossa vida. E é hoje o dia da faxina mental. Jogue fora tudo que lhe prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes. Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.

Jogue tudo fora, mas principalmente esvazie seu coração. Fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se, somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes, afinal de contas, nós somos o "Amor". Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.


ABC DA VIDA (Autor desconhecido):

Para realizar seus sonhos, primeiramente Deus sempre na frente de tudo. O que estiver na suas mãos para fazer, faça! E siga o ABC da vida:

Abra os olhos para ver as coisas como realmente são.

Basta apenas acreditar em você mesmo.

Considere as coisas por vários ângulos.

Desistir e entregar-se, jamais!

Entenda a si mesmo, para entender melhor seus semelhantes.

Família e amigos são tesouros escondidos, procure encontrá-los e desfrutar de suas riquezas.

Ganha mais quem faz e doa mais do que planejou.

Hoje aproveite a vida. O ontem já passou e o amanhã pode nunca chegar.

Ignore aqueles que tentam desencorajá-lo (la)..

Já chegou a hora de agir. Faça! Haja!

Know-how para conseguir: Continue tentando, sem se importar quão duro possa parecer, pois aos poucos tudo ficará mais fácil.

Leia, estude e aprenda sobre tudo o que é importante na sua vida.

Mais do que tudo, queira seus sonhos.

Nunca minta, trapaceie ou roube, enquanto persegue uma boa meta.

Obtenha mais paz e harmonia evitando fontes, pessoas, lugares, coisas e hábitos negativos.

Prática leva à perfeição.

Quem desiste nunca vence e os vencedores nunca desistem.

Ressalte e defina seus objetivos e vá em direção a eles.

Sonhos: apegue-se a eles.

Tome e assuma o controle de seu próprio destino.

Uma boa atitude: pare de adiar.

Visualize o que você quer.

Watts: Ponha energia em sua vida. Acelere seus esforços e faça acontecer.

Xis: o "x" da questão é: você é uma criação única de Deus, nada nem ninguém pode substituir você.

Zele por sua autoestima.


AMIZADE (Anônimo):


Se tens um AMIGO, mereceste um dom divino. A amizade leal, sincera, desinteressada, é a verdadeira comunhão das almas. A verdadeira amizade perdura e se fortalece através do tempo e da distância.

Não é necessário ver frequentemente o amigo para que a amizade perdure; basta saber que ele responderá quando necessário, com um ato de afeto, de compreensão, até mesmo de sacrifício. A amizade não se conquista, não se impõe; cultiva-se como uma flor; fertiliza-se com pequenos detalhes de cortesia, de ternura e de lealdade; rega-se com as águas vivas do desinteresse e do carinho silencioso. Não importam as distâncias, os níveis sociais, os anos ou as culturas. A amizade apaga tudo. A lembrança do amigo distante, do amigo da infância ou da juventude produz a íntima alegria de tê-los conhecido. Nossa vida se enriqueceu com o seu contato, por mais breve que esse tenha sido. A felicidade do amigo nos dá felicidade. Seus sofrimentos se tornam nossos, porque existe um maravilhoso laço invisível que une os amigos. A amizade é bela, sobre toda ponderação.

Para quem tem um amigo, não existe solidão.

Seleção de textos feita por Nolfeu Barbosa

Mais artigos de COLUNA DO BARBOSA