Luiz Carlos Henzi é eleito para o Senado

Será o primeiro mandato do político, que era deputado federal.

08 de Outubro de 2018 às 09:49
Luiz Carlos Henzi é eleito para o Senado
Luis Carlos Heinze. Foto: Ieda Beltrão

Luis Carlos Heinze (PP), quando a apuração atingiu 95,70%, estava com 21,86% dos votos válidos para o Senado. Esse será o primeiro mandato do político. Ele mantém o PP como um dos representantes gaúchos no Senado.

Natural de Candelária, Heinze, 68 anos, foi prefeito de São Borja de 1993 a 1997. No ano seguinte ingressou pela primeira vez na Câmara Federal, onde permaneceu até a atualidade. Neste ano, o engenheiro agrônomo e produtor rural se lançou pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Porém, numa ação envolvendo o PP e o PSDB em nível nacional, o partido, aqui no Estado, se uniu à candidatura de Eduardo Leite.

A senadora Ana Amélia, que iria tentar a reeleição, foi para a chapa de Alckimn como vice e Heinze entrou na vaga para o Senado. O PP, mais uma vez, ficou sem candidato majoritário. Heinze, na reta final da campanha do primeiro turno, declarou apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL).

O parlamentar lembrou que tem uma relação pessoal antiga com o candidato do PSL. “Trabalhamos juntos em muitas matérias. Nos conhecemos há 20 anos e eu já havia me comprometido com ele”, afirmou. Heinze falou que externar sua posição é também para ficar em paz com sua consciência. “Não podia mais aguardar, ficar me remoendo e traindo minha base eleitoral, amigos e família.”

A segunda vaga fica com Paulo Pain, com 98% da apuração, candidato do PT obteve 17,73% dos votos válidos, ficando com a segunda vaga 

Fonte: Rádio Santiago.