Com elogiáveis atuações, acadêmicos do 7º Semestre de Direito da URI Santiago promoveram Júri Simulado

Apesar da realidade, tratava-se de um Júri Simulado, promovido por acadêmicos das turmas de Diurno e Noturno do 7º Semestre do Curso.

11 de Junho de 2018 às 09:11
Com elogiáveis atuações, acadêmicos do 7º Semestre de Direito da URI Santiago promoveram Júri Simulado
Em julgamento, o caso de um homem que matou outro a tiros por causa de R$ 10,00 em uma cidade da região. Fonte e fotos: Rafael Nemitz.

Neste sábado, 09, o plenário do Júri do Fórum de Santiago teve intensa movimentação. Réu algemado, testemunhas do crime, defesa, acusação, juíza presidente e jurados. Em julgamento, o caso de um homem que matou outro a tiros por causa de R$ 10,00 em uma cidade da região. Em meio ao público, ao invés de familiares dos envolvidos, acadêmicos e professores do Curso de Direito da URI Santiago. 


Apesar da realidade, tratava-se de um Júri Simulado, promovido por acadêmicos das turmas de Diurno e Noturno do 7º Semestre do Curso, os quais estudaram os autos do processo verdadeiro e deram vida ao julgamento, omitindo, apenas, os nomes das pessoas envolvidas no crime.



A Coordenadora do Curso de Direito, professora Adriane Damian Pereira, coordenou a equipe da juíza. Os professores Charles Dias do Nascimento e Felipe Martinz, coordenaram as equipes de acusação e defesa, respectivamente. No final da tarde, após todas as etapas de um júri tradicional, o conselho de sentença votou pela absolvição do réu, representado pelo acadêmico Lucas Denardi Cattelan, por 5 a 2, depois de 8 horas de trabalho. 

Aproximadamente 60 acadêmicos envolveram-se com o Júri Simulado. Os personagens principais foram representandos pelos seguintes acadêmicos:

Juíza - Patricia Mustafa Abu Jamil;

Promotores - Bárbara Saikoski, Douglas Rodrigues e Willyam Erte;
Advogados de defesa - Daniel Sales, Bruna Maroneze, Marcela Passamani, Aline Borba e Renan Chaves.
Réu - Lucas Denardi Cattelan.
 
 
O professor e Delegado de Polícia Regional, Charles Dias do Nascimento, destacou o evento como um marco na retomada do Júri Simulado. "Tradição na URI Santiago, esse tipo de atividade não ocorria há, pelo menos, cinco anos. Com a retomada a partir deste semestre, reforçamos o aprendizado dos acadêmicos que colocam em prática a atuação na área criminal, proporcionando uma experiência profunda e eficiente por abranger todos os passos de um Júri, desde o sorteio dos jurados até a sentença".
 
Outro ponto importante, segundo o professor Charles, é a integração entre as instituições. "Não tenho notícias de que em outras cidades, o Poder Judiciário tenha cedido o plenário do Júri para atividades acadêmicas. Essa integração mostra ainda a confiança do Poder Judiciário local no Curso de Direito e em seus acadêmicos". Charles Dias do Nascimento concluiu elogiando os alunos. "Foi um Júri histórico, de alto nível de comprometimento dos acadêmicos, o que nos recompensou com brilhantes atuações durante as 8 horas de atividade".
 
A Comissão Organizadora do Júri Simulado teve como Presidente Marcello Castilho Reis, Vice-presidente Ariane Kolinski e direção de Ana Carolina Correa, Beny Cristofari, Milena Dalenogare, Liana Gonçalves, Claiton Eberhardt, Cassia Azambuja, Isabela Possebon e Regis Zolin.

 

Fotos vinculadas