Alunos de Enfermagem da URI Santiago desenvolvem ação ligada ao Outubro Rosa em ESF’s

Acadêmicos estão engajados no movimento mundial.

13 de Outubro de 2020 às 19:16
Alunos de Enfermagem da URI Santiago desenvolvem ação ligada ao Outubro Rosa em ESF’s
Marciele Munaretto e acadêmica de Enfermagem Nathiély Rodrigues no ESF São Vicente

Alunos da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Enfermagem da URI Santiago, organizaram espaços dedicados ao Outubro Rosa em duas Estratégias de Saúde da Família de Santiago: ESF São Vicente e ESF Maria Alice Gomes.

Conforme a professora da disciplina, Letícia Martins Machado, a ideia é sensibilizar a população e especialmente as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, além de estreitar o vínculo da universidade, que é comunitária, com a comunidade.

A acadêmica Nathiély Rodrigues considera que é gratificante contribuir com a educação em saúde, ferramenta essencial no processo de cuidar. “Durante a atual pandemia, o papel de educar, teve que ser remodelado, porém mantendo-se o objetivo da construção do saber e de práticas que beneficiem a manutenção da saúde, como também do autocuidado, tendo em vista que a educação em saúde é inerente ao profissional enfermeiro, visando à melhoria da saúde do indivíduo, da família e da população em geral, como também a prevenção de agravos”.

A ação é uma parceria entre URI e Secretaria Municipal de Saúde, já que os alunos estão inseridos nos serviços.

Fonte: Núcleo de Comunicação da URI Santiago