Coletiva de imprensa esclarece sobre aplicação da bandeira vermelha em Santiago

Nesta terça-feira, 15, será divulgado um novo decreto municipal com adequações à classificação de bandeira vermelha.

14 de Setembro de 2020 às 23:00
Coletiva de imprensa esclarece sobre aplicação da bandeira vermelha em Santiago
Comércio não essencial poderá funcionar com limitação de dias e horários de funcionamento.

Oocorreu pouco depois das 21 horas no gabinete do prefeito municipal uma coletiva de imprensa, conduzida pelo vice-prefeito Cláudio Cardoso, pelo secretário de desenvolvimento econômico Sadi Gioda e pelo secretário de saúde Éldrio Machado, para esclarecer à população sobre os detalhes da aplicação das restrições da bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, conforme classificação definitiva apresentada na tarde desta segunda-feira, 14/09, pelo governo estadual. Apesar da apresentação de recursos, a região de Santa Maria, da qual faz parte Santiago, não conseguiu reverter a classificação da bandeira para laranja.

Conforme destacou no início da coletiva o vice-prefeito Cláudio Cardoso, durante esta noite a equipe do gabinete de crise irá elaborar um novo decreto que será divulgado nesta terça dia 15, com ajustes e algumas restrições a mais, mas isto não significa que haverá um lockdown no município. Além disso, as restrições desta bandeira vermelha são menos pesadas do que eram antes e mais flexíveis em relação ao comércio não essencial.

Por sua vez, o secretário de desenvolvimento Sadi Gioda informou que o decreto que será divulgado nesta terça definirá o funcionamento do comércio não essencial em Santiago (o qual se limitará à 7 horas diárias, compreendidas entre 9 às 17 horas e durante 4 dias da semana). Além disso, neste novo decreto ficará definido o horário de funcionamento de restaurantes, academias, salões de beleza e demais atividades do comércio.  

Durante a coletiva, o secretário de saúde Éldrio Machado apresentou dados para mostrar que Santiago não contribuiu para a classificação da Bandeira Vermelha em nossa Região e que os indicadores no enfrentamento à pandemia são muito positivos. Conforme ele postou no início da noite em sua página pessoal do Facebook "tivemos apenas duas internações hospitalares por Covid19 e nenhum óbito de santiaguenses nos últimos 15 dias. Temos um dos maiores percentuais de recuperados (93%) em relação aos Infectados ativos (05%). São 338 curados e apenas 19 em tratamento/isolamento domiciliar. A ocupação do GHS (nossa referência regional), nesse momento está abaixo de 50% de sua capacidade geral de leitos e nenhum caso confirmado de Covid19 entre seus pacientes. Nos últimos 30 dias, tivemos queda acima de 26% na incidência de novos casos". Ele classificou como injusta a classificação de bandeira vermelha atribuída ao nosso município, uma vez que muitas das medidas de prevenção aplicadas pelo poder público de Santiago estavam à frente daquela preconizada pelo modelo de distanciamento controlado. Destacou ainda que no momento não há nenhum paciente internado com confirmação de infecção por covid-19 no Grupo Hospitalar Santiago, sendo que nos meses de junho e julho foram os piores momentos da pandemia no nosso município. Apesar da estabilidade, a população precisa seguir atenta e alerta com relação às medidas de prevenção.

A orientação para o funcionamento do comércio nesta terça é de que a abertura seja no horário tradicional. Somente após reunião que será realizada com o Centro Empresarial é que ficará definido o horário de funcionamento que vigorará a partir de quarta, dia 16.