Carro despenca de ponte em São Francisco de Assis

Ponte de madeira exige muita atenção de veículos e pedestres

14 de Julho de 2019 às 21:32
Carro despenca de ponte em São Francisco de Assis
Imagem Blog Nossa Gente Assisense

 Nessa sábado dia 13/07 um veiculo depencou de uma ponte no Passo do Leão, região do 2º distrito de São francisco de Assis.

O motorista em um momento de desatenção acabou caindo de uma altura de aproximadamente 5 metros, deixando o veículo de cabeça para baixo entre a margem e o corrego que passa pela ponte.

Apesar do risco de afogamento devido a posição em que ficou, o condutor não sofreu ferimentos graves e passa bem, apesar do susto.

O local apresenta risco, pois além de ser construida de madeira não dispõe de qualquer tipo de proteção ou sinalização.

Para que o fato não ocorra novamente recomenda-se muita atenção ao passar pelo local.

Você sabe o que fazer ao presenciar um acidente?

Aprenda os primeiros socorros no trânsito

Sinalize o local

Coloque a sinalização de acordo com a velocidade da via na qual houve o acidente. Exemplo: 80 km/h = 80 metros. Essa ação rápida evita que outro acidente aconteça enquanto você atende a vítima.

Ligue para a emergência

Pegue o seu telefone celular e ligue para a emergência de sua cidade antes de qualquer outra atitude. Dê informações como o tipo de acidente, condições da vítima e possíveis riscos de explosão. A equipe, composta por médicos e enfermeiros, será responsável pela identificação das lesões causadas pelo acidente.

Tenha estes números salvos no celular:

192 - Ambulância

190 - Polícia

193 - Bombeiros.

Converse com o acidentado

Faça perguntas ou ouça o que a pessoa deseja falar. Mantê-la consciente pode facilitar o socorro feito pelos profissionais.

Tome cuidado

Mantenha-se afastado caso exista risco de incêndio ou explosões. Lembre-se de ressaltar essa informação para os telefonistas da emergência.

Verifique a respiração

Olhe para o acidentado e identifique se ele está respirando. Caso esteja preso pelo cinto de segurança e ele estiver dificultando o movimento da respiração, retire-o sem movimentar o corpo. A cabeça pode ser mantida para cima, caso ela esteja pendendo para os lados - jamais faça pressão.

Se você tiver treinamento, identificar a necessidade e souber como proceder, pode realizar uma , para encher de ar os pulmões da vítima, ou , para reanimar os batimentos cardíacos. De forma geral, porém, a orientação é clara: não encoste ou mova a vítima.

Evite aglomeração

É importante que você não deixe que curiosos e pedestres se aglomerem de tal forma que prejudiquem a recuperação da vítima e seu salvamento pelos profissionais de emergência.

Mais uma vez, mantenha a calma

Pode parecer difícil, mas manter a serenidade é uma das mais importantes funções que você pode ter neste momento. Diga para a vítima que está tudo bem, que o socorro está chegando e que logo ela será tratada e levada ao hospital.

Primeiros socorros no trânsito: o que não fazer

- Não encoste na vítima. Ela deve ser mantida da mesma maneira que estava quando sofreu o acidente. O toque pode dificultar ou agravar a situação.

- Não retire o capacete de motociclistas. Isso pode afetar o estado de saúde do acidentado.

- Não faça torniquetes para diminuir a perda de sangue nem lhe dê comida ou bebida.

Por Eden Perez