Santiago atinge índice positivo de vacina contra a febre aftosa

Em Capão do Cipó a vacinação contra a aftosa foi de 97,36% e em Unistalda de 96,04%.

12 de Junho de 2019 às 11:10
Santiago atinge índice positivo de vacina contra a febre aftosa
Foto: Ieda Beltrão

Dados divulgados pelo sistema, até a última sexta-feira (7), último dia para a comprovação pelo produtor da vacinação do rebanho contra a febre aftosa, revelam que Santiago atingiu o índice vacinal dos bovinos de 98,13%.

Dos 207.025 bovinos, foram vacinados 203.162 animais, considerado índice bastante exitoso pela Inspetoria Veterinária.

O percentual deverá crescer, considerando que a digitalização dos dados ainda prossegue até o final deste mês. Em Capão do Cipó a vacinação contra a aftosa foi de 97,36% e em Unistalda de 96,04%.

Conforme a médica veterinária Renata Antocheves Stacowski já os produtores que não realizaram a vacinação serão multadas com 60 UPFs, mais uma UPF por animal. Uma vez aplicada a multa ele tem 15 dias para pagamento, ou ingressar com recurso junto a Inspetoria, justificando os motivos pelos quais não pode realizar a vacinação e sua comprovação em tempo.

Chama atenção ainda dos produtores que não fizeram a declaração do rebanho que também devem comparecer a inspetoria, evitando com isso possíveis sanções.

No relatório deve ser especificado o total de animais, os que nasceram, morreram por alguma doença e que foram abatidos. 

Fonte: Rádio Santiago.