Respeitemos essa tríade: Educação, Cultura, história.
17 de Maio de 2019 às 13:02
Respeitemos essa tríade:  Educação, Cultura, história.
Eu, você, acredito que todo mundo converge, fecha com esse princípio: Educação é a base, é o começo de tudo.

É penta legal falar em arte. Olha só, paginando o passado, a gente vê nas folhas do tempo que fomos Povinho, Povinho do Boqueirão, Boqueirão de Santiago, Santiago do Boqueirão e agora Santiago. Há estórias que algumas pessoas quando em viagem à capital Porto Alegre, dirigiram-se erradamente aos guichês de passagens internacionais e adquiram passagem para Santiago do Chile quando na verdade queriam era o nosso Santiago Baita Chão.

Uma assertiva é que Santiago é parte do território missioneiro e pertenceu aos espanhóis e portugueses, quando obedecíamos tratados diplomáticos por conta das lutas entre aqueles países. Pois Santiago e hoje também Terra dos Poetas, continua sendo cenário importante na contextualização dos fatos e da história. Olha o que tem chamado a atenção: A questão das filmagens sobre a vida de Gomersindo Saraiva, o que nos arremessa ali pro Carovi.

E não tem como não rememorarmos sobre a Batalha do Carovi e que envolve esse personagem imortal na história do nosso rincão. Temos que parabenizar essa iniciativa e da mesma forma, aplaudir nosso Museu Pedro palmeiro, o qual, berço que guarda vivas recordações, está aí cedendo acervos para se tornarem ainda mais lendários. Família Palmeiro, nosso reconhecimento e fraterno abraço.

Cultura e educação, educação e cultura se misturam, são inseparáveis indubitavelmente. Hoje em dia todo mundo é jornalista, é repórter, informante, etc, porque em cada esquina ou em cada papo no cafezinho, rola o recorrente assunto- "Cortes nas verbas da educação". Educação e Previdência estão roubando a cena. Na quarta, 15, dezenas de escolas estaduais amanheceram de portas fechadas, e inclusive escolas municipais praticaram o mesmo gesto solidarizando-se, afinal, o canal de todas é o mesmo: Educação.

Eu, você, acredito que todo mundo converge, fecha com esse princípio: Educação é a base, é o começo de tudo. Como qualquer um sou político, pois, não tem essa de que não quero saber de política, mas não estou aqui nem para criticar nem elogiar políticos, e sim, incentivar a educação. Pensando bem, a Educação é a porta das memoráveis vitórias. Uma tríade inseparável: Educação, cultura, história! Preservemos.

 

Direto da Serra Gaúcha, Oliveira Junior.