Querências gêmeas também na amizade!
19 de Janeiro de 2019 às 09:30
Querências gêmeas também na amizade!
Parabéns a quem no dia 04 de janeiro de 2019, fez tim, tim pelo aniver das duas cidades, gêmeas no nascimento, e também no trabalho, na luta, no desenvolvimento, e na boa amizade!

Aconteceu recentemente a Cavalgada da Integração entre Santiago e São Francisco de Assis. Para os cavalarianos não é nada os 54 kms de pata a cavalo que separa os dois municípios xifópagos. Bom, há os que defendem essa palavra ser escrita xipófago, quando se refere a um ser formado por dois indivíduos ligados na altura do tórax. Todavia o correto é xifópago pela razão etimológica. Senão vejamos- Xifos significa espada em referência ao osso chamado esterno. Olha aí, quando percebo já estou estudando a anatomia do corpo humano, mas, vamos lá.

 

Achei tri legal essa integração entre os municípios gêmeos. Eu recordo lá de tempos, que primeiramente a rapaziada quando se encontrava nas boates, bailes, e festas em geral, sempre tinha uma rusga. Por que? Ah porque cada qual se julgava mais importante e se dispunham a medir forças. Que feio essa coisa do passado. Aaainda bem que houve evolução e hoje, todos pensam diferente, e pra melhor, claro. Sempre enfatizo que a saúde e a harmonia são indispensáveis ao bem comum. Os próprios poderes são harmônicos, onde cada um faz sua defesa, mas tudo dentro de um contexto chamado ética.

 

 

Mas, enfim, parabenizo os 135 anos de emancipação político- administrativa de Santiago e nosso vizinho, querido São Chico de Assis. Relembro 1997, quando me foi legada a condição de historiador da cavalgada de Santiago a São Francisco e que culminou com calorosos discursos frente à Câmara de Vereadores de Santiago. Salve os 2.413 Km² da Terra dos Poetas e salve os 2.508Km² da terra da Querência do Bugio. Essas cidades adquiriram independência em 04 01.1884. Hoje São Chico está com seus 21 mil habitantes, enquanto o Baita Chão tem aproximadamente 52 mil habitantes. São Chico tem 151 metros de altitude, já Santiago está a 409 metros acima do nível do mar. Percebam, não estou medindo qualidades e sim particularidades.

 

Já que grandes churrascos nesse e noutros tantos eventos marcam a amizade entre os dois municípios, elenco aqui que o gado foi introduzido na nossa região, por volta de 1534, pelos jesuítas, os quais se espalharam pelos pequenos currais ao redor dos povoados. Eu teria, sim, muito mais a enaltecer sobre Santiago e São Francisco de Assis, mas, parabéns a quem no dia 04 de janeiro de 2019, fez tim, tim pelo aniver das duas cidades, gêmeas no nascimento, e também no trabalho, na luta, no desenvolvimento, e na boa amizade!

 

Direto da Serra gaúcha, Oliveira Junior.