Temporal destelha casas, bloqueia ruas e deixa 190 mil sem luz no RS
31 de Outubro de 2018 às 10:56
Temporal destelha casas, bloqueia ruas e deixa 190 mil sem luz no RS
Diversas árvores caíram no Vale do Rio Pardo | Foto: Rafael Cunha / Rádio Gazeta / CP

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na noite dessa terça-feira causou estragos no interior do Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas são a Fronteira Oeste, Vale do Rio Pardo e Serra gaúcha. Em algumas cidades, além da chuva, houve queda de granizo e vento forte.

Em São Gabriel, na Fronteira Oeste, 150 casas foram destelhadas pelo temporal com granizo que atingiu a cidade. Os bairros que registraram mais danos foram o Beira Rio, Promorar, Loteamento Santa Casa, Independência e a região do Lava Pé. A Defesa Civil já entregou cerca de cinco mil metros quadrados de lona às famílias atingidas.

De acordo com secretário de Obras e coordenador municipal da Defesa Civil, a prefeitura está finalizando o levantamento de prejuízos e deve acionar a Defesa Civil do Estado. A prefeitura estuda, inclusive, decretar situação de emergência.

Alagamentos e ruas bloqueadas em Vera Cruz

Em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, o Hospital de Vera Cruz ficou alagado, e os pacientes da emergência tiveram que ser transferidos para outras instituições de saúde e para outras alas do hospital. Segundo a Defesa Civil, muitas casas e prédios ficaram destelhados – o número de residências atingidas ainda está sendo verificado pelo órgão.

As regiões mais atingidas foram os bairros Boa Vista e São Francisco, a região Central em direção ao Rincão da Serra, Corredor Berger, Mato Alto e Linha Henrique Davila.

As aulas em algumas escolas também foram suspensas devido aos estragos. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Francisco, Elmar Kroth e Padre Benno Mueller e a Escola Municipal de Educação Infantil Moacir Pereira suspenderam as atividades nesta quarta-fiera.

Os acessos para entrar na cidade pela rua Ernesto Wild e pela ERS 409 chegaram a ficar bloqueados durante a madrugada. Contudo, os Bombeiros já desobstruíram os acessos. O temporal também provocou a queda de postes na Linha Henrique Davila, provocando interrupção no trânsito – que está sendo desviado pela rua lateral do Posto Holschuh.

A prefeitura pede à população que tenha cuidado ao transitar pela cidade, pois diversas ruas e estradas estão parcialmente bloqueadas por árvores e galhos.

190 mil sem luz

Há pelo menos 190 mil pontos sem energia elétrica no Estado. Do total, 100 mil são na área de concessão da RGE e 90 mil da Rio Grande Energial Sul. A região dos Vales é a mais atingida na RGE Sul. Na RGE, os atendimentos estão espalhados por diversos municípios.

Já na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), equipes estão nas ruas resolvendo problemas pontuais, mas não há elevado número de clientes sem energia. 

Fonte: Correio do Povo.