Sobe para 510 o número de casos de toxoplasmose em Santa Maria
09 de Junho de 2018 às 10:06
Sobe para 510 o número de casos de toxoplasmose em Santa Maria
Prefeitura de Santa Maria confirma 510 casos de toxoplasmose na cidade (Foto: Reprodução/RBS TV)

O número de casos de toxoplasmose em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, subiu para 510 nesta semana, segundo boletim divulgado pelas secretarias municipal e estadual de Saúde na sexta-feira (8). Na semana anterior, os casos confirmados da doença totalizavam 485. Ainda há 212 casos aguardando resultados de exames.

Dos casos suspeitos, além dos confirmados, 185 foram descartados e 212 seguem sob investigação. O documento ainda indica que, dos 510 casos confirmados, 441 ocorrências são de pessoas residentes em Santa Maria, cinco casos são moradores dos distritos e sete casos são pacientes que residem em municípios vizinhos.

O surto, confirmado em 19 de abril, já é considerado o maior já enfrentado pelo Rio Grande do Sul na história. As autoridades de saúde ainda não identificaram as causas.

Dados do boletim
1.213 casos notificados

907 casos suspeitos (510confirmados, 185 descartados e 212 em investigação)

Toxoplasmose
A toxoplasmose, cujo nome popular é doença do gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos [onde o parasita se desenvolve] provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez.

Sintomas
Em alguns casos os sintomas não se manifestam, mas podem ser:

Febre;

Cansaço;

Mal estar;

Gânglios inflamados.

O período de incubação da toxoplasmose vai de 10 a 23 dias quando a causa é a ingestão de carne, e de 5 a 20 dias quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gatos. 

Prevenção
A Sociedade Brasileira de Infectologia lista algumas medidas de prevenção:

Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;

Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;

Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;

Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.

Fonte: G1 RS