O sorriso da ponte, outra vez!
11 de Maio de 2018 às 09:32
O sorriso da ponte, outra vez!
Pela estimativa do DAER, nossa famosa ponte Julio de Castilhos estará definitivamente propiciando passagem total, e apagando a triste lembrança de quando ela sofreu avarias no ano de 2015.

Até por ser jaguariense nesta coluna falo sobre minha terra das "belezas naturais". Eu penso que o fato é uma alegria para toda nossa região, assim como para visitantes, turistas que percorrem essas plagas, o prazer de ver reerguida a famosa ponte Julio de Castilhos sobre o rio Jaguari, costadinho da praia, e do Capejar.

A Jaguari de todos nós teve seu nascituro lá pelo ano de 1632, e a famosa ponte em epígrafe no ano de 1899. Na época ela foi recebida de maneira festiva, e com certeza não será diferente outra vez. A festividade que certamente vai reunir euforicamente, imprensa, comunidade local e regional será dia 18 de maio, próxima sexta-feira.

Que bom que pela estimativa do DAER, nossa famosa ponte Julio de Castilhos estará definitivamente propiciando passagem total, e apagando a triste lembrança de quando ela sofreu avarias no ano de 2015. Essa ponte se assemelha à ponte General Osório em Manoel Viana. Só que aquela é a única ligação entre missões e fronteira, uma vez que, para atingir Alegrete e depois a fronteira com Uruguai (Rivera) e Argentina, passando por Uruguaiana tem que acessar a referida ponte vianense construída também pelo DAER, de 1945 a 1950, no então governo Walter Jobim.

Aliás, tive o privilégio de entrevistar jornalisticamente senhores com mais de oitenta anos de idade, os quais trabalharam na construção da ponte sobre o rio Ibicuí, onde uma vida se perdeu durante os trabalhos. Com detalhe que ao invés dos modernismos de hoje, eles carregavam terra de carrinho de mão para os devidos aterramentos. Histórias da história. Aproveite todas as badalações da terra dos poetas com desejo de bom findi!

 

Direto da Serra gaúcha- Oliveira Junior.