E os tricolores elegeram sua música preferida- Soy loco por ti América.
30 de Novembro de 2017 às 15:36
E os tricolores elegeram sua música preferida- Soy loco por ti América.
Um dos assuntos principais da coluna de hoje de Oliveira Júnior é a conquista do tricampeonato da Libertadores da América pelo Grêmio.
Não poderia ter sido receita melhor, a final da  Libertadores da América ter reunido um time brasileiro e um argentino.  Ah, sempre tem um  porquê. Começam pelos costumes, por exemplo, os dois países cultivam o chimarrão, uma geladinha, o churrasco, e, claro, são fissurados por futebol. Do lado de cá, temos o símbolo maior do esporte: Pelé.  No outro lado do rio Uruguai, um cara cinco vezes o melhor do mundo: Lionel Messi. Por outro lado, sempre houve a tradicional camaradagem entre gaúchos e argentinos: basta ver, ali em Uruguaiana, Itaqui, São Borja, onde habitualmente os hermanos transitam tranquilamente, assim como a gauchada também pisa com naturalidade o solo portenho.
 
E a festa? Bem diz que cara de quem perde não é cara de quem ganha, né? Fazer o que, bem dizia o saudoso treinador Dino Sani: "Futebol se ganha, se empata e se perde". Já que falei em treinador, o também famoso Zagalo dizia "Vocês vão ter que me engolir"! Aqueles que ganharam, engoliram todas, já os perdedores engolem pra esquecer, e como se adiantasse!  Sim, porque essa história de beber pra esquecer é pura mentirinha. Não falo por experiência, pois não bebo, nenhuma, nem todas, a galeríssima sabe.
 
Propositadamente passeei no dial das emissoras argentinas. Nooossa, os castelhanos estavam valvulados, em alta tensão, adrenalizados, sei  lá. Bom, convenhamos, qual castelhano apostaria que o Grêmio botaria a cara e o peito totalmente na área do Lanús desde o início da partida? Na verdade, esse tal de Lanús é um mago desconhecido. E veja, o futebol deixa marcas inapagáveis, tanto que um lateral da equipe portenha, aquele que entregou a bola de presente no primeiro gol do Grêmio, está anunciando que aos vinte e quatro anos de idade vai abandonar o futebol. E olha que o cara tinha sido até convocado pra seleção, mas...
 
Pra fechar: O Supremo Tribunal Federal, órgão máximo da justiça brasileira, proibiu o uso do amianto em todo o país. Estudos mostraram que a substância usada na composição para fabricação de telhas é cancerígena. Essas famosas caixas d'água que se vê muito em prédios antigos e mesmo no interior, já podem se aposentar. Gente, ótimo final de semana, e certamente as comemorações dos gremistas continuarão. Parabéns torcedores tricolores pelo Rio Grande do Sul, Brasil e pelo mundo.
 

Diretor da serra gaúcha, Oliveira Junior.