Porto Alegre tem alagamentos agravados no 4º Distrito após comporta ceder
21 de Novembro de 2023 às 09:50
Porto Alegre tem alagamentos agravados no 4º Distrito após comporta ceder
Acúmulo de água alaga diversos pontos no 4º Distrito | Foto: Jonathas Costa / Especial CP

A situação de alagamentos em Porto Alegre era agravada, no fim da noite desta segunda-feira, no 4º Distrito. Vários pontos do bairro Navegantes tinham grande acúmulo de água, com o Guaíba extravasando através da comporta de contenção da área, que cedeu com a pressão de água.

Equipes da prefeitura - EPTC, Dmae e com apoio da CCR Viasul - tentavam estancar o vazamento da comporta de número 13, localizada no antigo acesso de trilhos para o Porto de Porto Alegre. Eles tentavam colocar areia e contenções para minimizar as inundações. Por conta disso, corrente do Guaíba seguia fluindo para as vias do bairro e também alagou os trilhos do Trensurb.

A água chegava na altura da porta mesmo de caminhonetes, com vários carros de rodas encobertas pela inundação. Da região da avenida São Pedro até os arredores da igreja no bairro Navegantes havia alagamentos, inclusive em ruas internas adentrando as áreas residenciais.

Por volta das 23h, o nível do Guaíba chegava a 3,35 metros, 35 centímetros acima da cota de inundação do Cais Mauá e 15 acima da zona de medição na avenida Mauá. Na avenida, por sinal, a água ultrapassava as barreiras de sacos de areias montadas em frente às comportas, mas não chegava a acumular.

Fonte: Correio do Povo