Moradores pegam alimentos da lama em mercado destruído após passagem de ciclone
08 de Setembro de 2023 às 12:52
Moradores pegam alimentos da lama em mercado destruído após passagem de ciclone
Com 10,4 mil habitantes, Roca Sales foi um dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas. São 10 mortes confirmadas na cidade, segundo o governo. Ao todo, no estado, são 41 vítimas.Foto: Reprodução/RBS TV

A passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul vem causando falta de abastecimento nas cidades atingidas. Moradores precisam lidar com a escassez de alimentos e água. Imagens registradas pela RBS TV na quarta-feira (6) mostram moradores de Roca Sales, no Vale do Taquari, coletando alimentos de dentro da lama em frente a um supermercado da cidade que foi destruído pelo temporal.

Com 10,4 mil habitantes, o município a cerca de 140 km de Porto Alegre foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas. Conforme a Defesa Civil estadual, são 10 mortos na cidade. Ao todo, no RS, são 41 vítimas.

Em Roca Sales, vias foram tomadas pela água que inundou o município, residências ficaram destruídas e muros cederam. Há postes caídos e fios elétricos soltos pelas ruas. Carros aparecem virados em meio aos destroços. A orientação das equipes que atuam no resgate é dificultada pela instabilidade do sinal de telefonia e internet.

Na terça-feira (5), um casal de moradores de Roca Sales registrou em vídeo a inundação que atingiu a região central do município. Nas imagens, captadas do alto do telhado de uma residência, é possível ver casas da Avenida General Daltro Filho submersas.

O único hospital da cidade ficou totalmente destruído. Marcas nas paredes mostram que a água chegou quase ao teto. De acordo com a diretoria da instituição, havia 12 pacientes internados na segunda-feira (4), no momento da inundação. Eles foram transferidos para outras casas de saúde. 

Fonte: G1 RS