Luto Parental (Nolfeu Barbosa)
14 de Julho de 2023 às 08:00
Luto Parental (Nolfeu Barbosa)
Nolfeu Barbosa abre a coluna desta sexta, 14/07, falando sobre o Luto Parental, uma situação bastante complexa e individual, uma vez que, para sua elaboração, há diferentes fatores envolvidos.

Em 4 de setembro de 2019 foi criada a Lei 15.313, pelo governo estadual do Rio Grande do Sul. Essa Lei instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre a Causa do Luto Parental, a ser celebrada sempre na primeira semana de julho de cada ano. A Semana do Luto Parental foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.
Luto Parental é quando os pais perdem os filhos. Trata-se de uma situação bastante complexa e individual, uma vez que, para sua elaboração, há diferentes fatores envolvidos. Dentre eles, está o papel que o filho desempenhava na família e sua relação com os pais.
A Cartilha de Orientação ao Luto Parental foi pensada e criada com o intuito de ajudar os pais a seguirem nessa caminhada. Ela não substitui um tratamento com um profissional especializado, mas oferece uma orientação inicial e importantes informações sobre esse processo tão devastador e desorientador.
Só a cartilha, entretanto, não basta para ajudar os pais enlutados. É necessária a interferência de um profissional dessa área, que vai abordar os diversos níveis de impacto que o luto parental causa nos enlutados, incluindo-se aí os irmãos, tios e avós. É importante, também, o apoio dos demais familiares com palavras de carinho, conforto e consolação.
Quem nunca viveu essa situação não pode, nem de longe, imaginar o sofrimento de quem perdeu um filho (ou filha) para uma tragédia, seja ela um acidente, um assalto ou até mesmo o uso de drogas.
Seguindo a ordem natural das coisas, os pais sempre devem morrer antes dos filhos. Entretanto, quando ocorre o inverso, a dor da perda de um filho pode ser tão intensa e profunda que, mesmo passado muito tempo, alguns pais jamais superam essa perda.

SORTE E ESCOLHAS BEM FEITAS (Martha Medeiros)

Pessoas consideradas inteligentes dizem que a felicidade é uma idiotice, que pessoas felizes não se deprimem, não têm vida interior, não questionam nada, são uns bobos alegres, enfim, que a felicidade anestesia o cérebro.

Eu acho justamente o contrário: cultivar a infelicidade é que é uma burrice. O que não falta nessa vida é gente sofrendo pelos mais diversos motivos: ganham mal, não têm um amor, padecem de alguma doença, sei lá, cada um sabe o que lhe dói. Todos trazem uns machucados de estimação, você e eu, inclusive. No que me diz respeito, dedico a meus machucados um bom tempo de reflexão, mas não vou fechar a cara, entornar uma garrafa de uísque e me considerar uma grande intelectual, só porque reflito sobre a miséria humana. Eu reflito sobre a miséria humana e sou muito feliz, e salve a contradição.
Felicidade depende basicamente de duas coisas: sorte e escolhas bem feitas. Tem que ter a sorte de nascer numa família bacana, sorte de ter pais que incentivem a leitura e o esporte, sorte de eles poderem pagar os estudos pra você, sorte por ter saúde. Até aí, conta-se com a providência divina. O resto não é mais da conta do destino: depende das suas escolhas.

Os amigos que você faz, se optou por ser honesto ou ser malandro, se valoriza mais a grana do que a sua paz de espírito, se costuma correr atrás ou desistir dos seus projetos, se nas suas relações afetivas você prioriza a beleza ou as afinidades, se reconhece os momentos de dividir e de silenciar, se sabe a hora de trocar de emprego, se sai do país ou fica, se perdoa seu pai ou preserva a mágoa pro resto da vida, esse tipo de coisa.

A gente é a soma das nossas decisões, todo mundo sabe. Tem gente que é infeliz porque tem um câncer. E outros são infelizes porque cultivam uma preguiça existencial. Os que têm câncer não têm sorte. Mas os outros, sim, têm a sorte de optar.
E estes só continuarão infelizes se assim escolherem.

VOCÊ É ESPECIAL (Autor desconhecido)

Se houver alguma hora em que as lágrimas encham seus olhos, e você não puder olhar para além das sombras e procurar o sol no outro lado, não se desespere, porque sempre vai haver alguém ao seu lado.
Não perca a fé!
O amor não vai deixar você se perder, porque você nunca vai estar sozinha. Eu sempre estarei a postos. Eu vou te afastar do frio, e apoiá-la quando você chorar. Eu estarei firme ao seu lado.
Quando você não puder encontrar sua força interior, você sempre terá um lar, bem aqui nos meus braços.
Você nunca vai estar sozinha! O amor estará a postos.
Se algum dia a chuva encontrar seu coração, e você estiver fria, cansada e sozinha, e o mundo escurecer, não se assuste.
Basta estender suas mãos e Eu estarei ao seu lado.
Não perca a esperança!
O amor vai te enxergar através disso tudo.
Eu estarei a postos para te levantar por cima da dor e do medo, e estarei a postos para te carregar em meio às lágrimas e à chuva.
Estenda suas mãos, pois Eu sempre irei te apoiar.
E mostrarei que você...
É muito especial!

Por Nolfeu Barbosa.