Calor extremo começa aos poucos a ir embora
15 de Janeiro de 2022 às 11:14
Calor extremo começa aos poucos a ir embora
Na imagem, aumento na nebulosidade, mas ainda sem previsão de chuva na nossa região.

Atualização da previsão do tempo
Sábado, 15/01/2022:

Hoje faz 26 dias que as temperaturas marcam acima dos 30 graus e nove acima dos 35 aqui em Santiago. Isso porque hoje vai passar dos 30 graus e acima dos 35.

Segunda-feira, 36, 7 graus; terça 36,6 ; quarta-feira (a 4ª cidade mais quente do estado) com 39, 8; quinta-feira, a 3ª cidade mais quente do estado com 39, 9 ; e ontem, 36, 7 graus.

Estas temperaturas de 39 graus foram históricas em Santiago.

Mas esta onda de calor que colocou Santiago como uma das mais quentes do estado está terminando. Claro, em alguns dias fará calor, mas o calor extremo, aos poucos, está indo embora.

Pra hoje, na região, na casa 34 a 36 graus, caindo naturalmente por causa da tal frente fria.

---------------

A chuva:

Após vários dias de tempo totalmente aberto e baixa umidade do ar, ontem a nebulosidade foi maior, até caiu uma chuva em forma de pancadas em poucas cidades:

Choveu em Santa Maria e São Vicente do Sul, 5mm, Tupanciretã, 6mm.

Estas variações de nuvens no decorrer da semana vão seguir, mas com sol, o que fará gerar focos de chuva- áreas de instabilidades localizadas-, fazendo chover numa região e na outra não.

Embora ter previsão de alguma pancada de chuva amanhã de tarde, no geral, as chuvas no estado irão até o domingo que vem (23).

Serão dias de instabilidades- chuvas localizadas-, com variações de nuvens e sol; a sensação, às vezes, será de abafamento com chuvas rápidas a muito custo e com sorte superado os 5mm.

No geral, as chuvas da semana que vem não preveem altos acumulados ao dia, mas juntas, se não mudar, há chance de superar os 25 a 30mm até domingo que vem.

Então: O calor segue acima dos 34 graus, só minimizando mais pra o fim do mês,

Chuva: Os índices mostrados pelo Inmet e Irga para os próximos dias são tímidos.

Chuva pra juntar água segue difícil. Faltando hoje 16 dias para o fim do mês se acontecer alguma chuva num dia superior a 15mm, já será de bom tamanho.

Fontes: Instituto nacional de Meteorologia- INMET/Sistema de Monitoramento e Alertas Agro climático/SIMAGRO/Instituto Rio-grandense do Arroz – Irga.

Por Cassal Brum