Cidades mais para a fronteira terão altos acumulados de chuva
17 de Outubro de 2020 às 10:44
Cidades mais para a fronteira terão altos acumulados de chuva
Imagem do satélite às 10h22min. deste sábado.

Atualização da previsão do tempo, às 10h22min. deste sábado, 17/10/2020:

A cidade mais fria do estado hoje foi São José do Ausentes, lá fez 4 °C na madrugada. Em Santiago, a mínima foi de 14 °C e para a tarde prevê 27 °C.

A chuva está difícil para o estado.

Em Santiago, as últimas chuvas foram em setembro, quando, no dia 16, choveu 104 mm. Depois, no dia 27, deu 30 mm.

Se pegarmos um dia após esta chuva boa de 104 mm, ou seja, do dia 17 de setembro até 16 de outubro deu somente 30 mm de chuvas (30 dias). A última vez que ficou mais dias seguidos sem chuvas foi durante a estiagem no começo deste ano, e isso aconteceu do dia 19 de fevereiro a 17 de março, quando deu 28 dias sem chuvas .

Pesquisas sobre as chuvas de outubro mostram que em 11 anos (de 2009 até 2019) sempre aconteceram chuvas até esta data.

Em meados de setembro, o Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) aumentou a chance de desenvolvimento de um fenômeno La Niña, que é o resfriamento do Pacífico na primavera de 2020, colocando para algumas partes do estado chuvas abaixo da média até dezembro e mostrando que em janeiro e fevereiro de 2021, a chuva enfraquecerá mais ainda, com risco de estiagens no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. O que se nota, é que esta estiagem não será em todo o estado, algumas áreas até o final do ano receberão chuvas acima dos 100 mm.

E as chuvas :

Tem áreas de chuvas na região entre Uruguaiana e Alegrete, mas ainda é ínfima. Por hora, somente nuvens vindo para o estado.

Conforme modelo de previsão do tempo GFS, no decorrer do dia, estas áreas de chuvas aumentam. Prevê chuva forte, com altos acumulados nas cidades mais pra fronteira. Até chega perto, mas chuva forte não vem pra cá. O Inmet não prevê chuvas pra Santiago; já a Somar Meteorologia, sendo otimista, prevê 17 mm pra cá (até e bom, mas também, se cair, é pouca).

A semana será marcada por nuvens e sol.

Dando uma olhada numa previsão mais estendida, prevê chuvas na Argentina na quinta, 22, crescendo na sexta e entrando no estado ainda de dia, mas novamente sem promessa de grandes acumulados.

A única probabilidade real de alguma chuva volumosa para o estado que pegue nossa região é da tarde para a noite de domingo, 25, e madrugada de segunda. Fora estas, por hora, nenhum site de previsão do tempo diz que terá chuva boa por aqui.

Quanto as temperaturas:

Sem chuva significativa, as temperaturas conseguem subir rapidamente no período da tarde, mantendo a sensação de calor bastante presente, mas nada intenso e duradouro quanto o observado em 2019. Pra semana que vem, as temperaturas na tardes não baixarão menos que 25 graus. ou seja, tem calor.

Fontes: Inmet/Somar Meteorologia e Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia

*Colaboração de Cassal Brum